Julliana Lopes
Blog
Julliana Lopes

Foi repórter no SBT e na CNN em Brasília. Agora em SP, Julliana trouxe na bagagem vasta experiência em coberturas no Congresso e no governo federal

Novo pede que TCU investigue sindicato ligado a irmão de Lula

Em representação enviada ao Tribunal de Contas da União, partido aponta crescimento suspeito na arrecadação do Sindnapi de mais de 500% em 4 anos

Compartilhar matéria

Integrantes do partido Novo pediram ao Tribunal de Contas da União (TCU) investigação sobre crescimento da arrecadação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) nos últimos 4 anos.

A entidade é gerida por José Ferreira da Silva, conhecido por Frei Chico, irmão do presidente Lula.

Na representação encaminhada ao órgão, os parlamentares destacam levantamento — feito por técnicos de fiscalização do partido — que aponta crescimento de mais de 564% nos valores arrecadados pelo sindicato entre 2020 e 2024.

Os dados, coletados no Portal da Transparência e confirmados pela CNN, apontam que, ao longo do período, os valores recebidos passaram de R$ 23 milhões para R$ 155 milhões por ano.

A solicitação é para que o TCU apure se os valores têm relação com os esquema de descontos indevidos nas aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS investigado pela Polícia Federal.

Além disso, as bancadas da legenda na Câmara e no Senado pedem a suspensão de repasses públicos ao sindicato e a abertura de auditoria específica "para apurar os danos causados aos aposentados e ao erário".

O documento é assinado pelos deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Ricardo Salles (Novo-SP), Luiz Lima (Novo-RJ), Gilson Marques (Novo-SC) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE).

A CNN procurou o Sindnapi sobre a denúncia e aguarda retorno da entidade.