Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

BH: Pacheco deve se manter distante da campanha de Fuad contra Engler

Aliados afirmam que presidente do Senado atuará nos bastidores e quer manter a eleição longe do plenário

Postura de Pacheco seria uma estratégia para deixar a eleição fora do plenário da Casa  • Arquivo - Pedro França/Agência Senado
Compartilhar matéria

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve se manter distante da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, onde o prefeito Fuad Noman, seu companheiro de PSD, terá uma batalha apertada no segundo turno contra o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG).

Não há previsão de engajamento público na busca de votos por Fuad. Nem mesmo a disputa duríssima entre Fuad e Engler deve mudar a postura.

A previsão, pelo menos por ora, é de que o parlamentar mantenha a atuação apenas nos bastidores.

O atual prefeito terminou o primeiro turno com 26,54%. Já Engler, apadrinhado do ex-presidente Jair Bolsonaro, somou 34,38% dos votos válidos.

De acordo com interlocutores, o presidente do Senado optou por manter a institucionalidade. A postura de Pacheco seria uma estratégia para deixar a eleição fora do plenário da Casa.

No primeiro turno, Pacheco passou a maior parte do tempo em Brasília e não acompanhou Fuad Noman em caminhadas e comícios. O vídeo do presidente do Senado usado pela campanha do prefeito foi feito para a convenção do PSD.

A capital mineira, junto com São Paulo e Fortaleza, terá uma reta final polarizada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já declarou apoio a Fuad.

“No caso de Belo Horizonte, o Fuad, o atual prefeito, que apoiou o presidente Lula, foi para o segundo turno e, inclusive, ontem já conversou com ele. O presidente reforçou o apoio ao nome do Fuad, que vai para o segundo turno contra um dos ícones dessa extrema-direita”, disse o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, na segunda-feira (7).

Após registrar 4,3% dos votos na disputa pela prefeitura em Belo Horizonte, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse à CNN que vai apoiar o prefeito Fuad Noman (PSD) no 2° turno. “Vamos com Fuad. Agora é frente contra o bolsonarismo”, disse o petista.

Já a campanha de Bruno Engler espera ter mais a presença de Bolsonaro neste segundo turno. O objetivo é justamente explorar a polarização para manter o favoritismo e conquistar a prefeitura.

A campanha do PL também aposta na popularidade do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Conforme mostrou a CNN, o parlamentar disse que o ex-presidente vai reforçar a campanha na capital mineira no 2° turno.

"Não adianta o Fuad (Noman) tentar esconder o Lula no armário. O Bolsonaro é maior que Lula em BH", disse Nikolas.