Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

À CNN, Seif diz estar confiante após determinação do TSE: "Não há pelo em ovo"

Senador diz que que novas diligências não encontrarão provas

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 9 itens. Entre eles, o PEC 3/2020, que Altera o inciso XXVIII do art. 22 e acrescenta dispositivos aos arts. 23 e 24 da Constituição Federal, para dispor sobre o regime de competência para legislar sobre defesa e segurança cibernética e fixar a competência comum dos entes federados para zelar pela segurança cibernética dos serviços públicos. Em pronunciamento, à bancada, senador Jorge Seif (PL-SC). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado  • 13/03/2024 - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Compartilhar matéria

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar na terça-feira (30) a coleta de mais provas no julgamento que pode cassar seu mandato, o senador Jorge Seif (PL-SC) disse estar confiante de que será absolvido por unanimidade na Corte Eleitoral.

À CNN, o senador disse não há "pelo em ovo" e que novas diligências não encontrarão provas.

"Há pelo em ovo? Não. Sigo confiante na Justiça, nas provas, e ausência das mesmas, e na absolvição. Com tais diligências, estou confiante no sete a zero a exemplo de Santa Catarina", disse Seif.

O parlamentar é acusado de ter cometido abuso de poder econômico na eleição de 2022. No Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Seif foi absolvido por unanimidade.

Na terça-feira, por seis votos a um, os ministros do TSE aprovaram a proposta do relator da ação, ministro Floriano de Azevedo Marques, que sugeriu que o julgamento do caso fosse convertido em diligência para se fazer o levantamento das provas. O único a divergir entre os sete integrantes da Corte foi o ministro Raul Araújo. Com isso, não houve análise do mérito do caso em si na sessão.

A nova coleta de provas busca trazer elementos sobre o uso ou não de aeronaves da empresa Havan em proveito de Seif. Esse é um dos pontos de controvérsia entre acusação e defesa.

Pela proposta do relator, a Havan deve ser acionada para, em até 48 horas, informar os prefixos de todas as aeronaves usadas pela empresa, de janeiro de 2022 a março de 2023.

Aeroportos e aeródromos de cidades de Santa Catarina citadas na ação deverão informar as decolagens e aterrisagens durante a campanha eleitoral de 2022.

O processo contra Seif é um recurso apresentado pela coligação dos partidos Patriota, PSD e União Brasil.

As siglas argumentam que o congressista cometeu abuso de poder econômico na campanha ao Senado em 2022. A acusação afirma que Seif teria sido beneficiado na disputa pela empresa Havan ao usar a estrutura física e veículos da companhia, incluindo aeronave.