Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

Anderson Torres responderá a todos os questionamentos, diz advogado

Interrogatórios sobre plano de golpe começam nesta segunda (9)

Compartilhar matéria

O ex-ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, deverá responder a todos os questionamentos durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o plano de golpe para manter o ex-presidente Bolsonaro no poder.

"Ele [Anderson Torres] responderá a todos os questionamentos. É o maior interessado que a verdade prevaleça", disse à CNN o advogado Eumar Novacki.

Os réus do chamado “núcleo crucial”, começam a ser ouvidos nesta segunda-feira (9).O primeiro a ser interrogado será o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens que fez o acordo de delação premiada.

Depois os réus, serão ouvidos em ordem alfabética.

Além de Torres e Cid, serão interrogados o próprio Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem (deputado e ex-chefe da Abin); Almir Garnier (ex-comandante da Marinha); Augusto Heleno (ex-ministro-chefe do GSI); Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa); e Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e vice candidato de Bolsonaro em 2022).

Um dos principais aliados de Bolsonaro, Torres é acusado de propagar informações falsas sobre a segurança nas urnas eletrônicos e também de implementar bloqueios da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir eleitores de presidente Lula (PT) de chegarem às urnas.

O ex-ministro também é acusado de participar da elaboração de documentos para manter Bolsonaro no poder. Na casa dele, foi encontrada uma minuta de decreto de Estado de Defesa.

Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro.

No dia, estava de férias nos Estados Unidos e foi preso ao retornar ao Brasil no dia 14 daquele mês, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele foi solto quatro meses depois e desde então cumpre medida cautelar com uso de tornozeleira.

Ao vivo

Ao todo, a Primeira Turma do STF reservou sessões até sexta (13). Os interrogatórios serão presenciais.

Apenas o general Walter Braga Netto será ouvido por videoconferência. Ele está preso desde dezembro na 1⁰ Divisão de Exército do Comando Militar do Leste.