Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

"Brasil não é um puxadinho do Trump", diz presidente do PT em vídeo

Edinho Silva disse que proposta dos EUA de equiparar facções criminosas brasileiras a organizações terroristas

Compartilhar matéria

O presidente do PT, Edinho Silva, disse nesta segunda-feira (9) que o Brasil não é “um puxadinho” do presidente norte-americano Donald Trump, em referência a proposta dos EUA de equiparar facções criminosas brasileiras, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), a organizações terroristas internacionais.

"O governo Lula trabalha para acabar com o crime, e atua em aliança com diversos países. Não se deixe levar por respostas simples para problemas que exigem firmeza e inteligência. Você precisa saber a verdade sobre a proposta do Trump em classificar facções criminosas como organizações terroristas. Cuidado, a soberania brasileira não pode ser atacada",afirmou.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Edinho Silva (@edinhosilvapt)

No domingo (8), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de estado americano, Marco Rubio, conversaram sobre uma parceria para o combate ao crime organizado.

Edinho vê a a tentativa de equiparar facções criminosas brasileiras a grupos terroristas como um risco à soberania brasileira.

“Com essa medida, Trump poderá fazer sanções econômicas contra qualquer país que ele julgar importante para combater o terrorismo. Ou seja, com essa medida que o Trump está propondo, ele poderá invadir o Brasil e poderá fazer sanções econômicas contra as nossas empresas, contra a nossa economia”, afirmou.

O tema deve ser um dos pontos centrais de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o americano Donald Trump. A data sugerida pelo governo brasileiro era o dia 16 de março. O conflito dos EUA com o Irã, porém, adiou a visita, ainda sem previsão de ocorrer.