Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

CCJ deve optar por relator "moderado" para escala 6x1

Foco é manter diálogo com setor produtivo e trabalhadores

Compartilhar matéria

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados deve optar por um parlamentar de perfil moderado e de centro para assumir a relatoria da PEC que trata do fim da escala 6x1. A previsão é que o nome do relator seja anunciado logo na primeira sessão do colegiado após o Carnaval.

A interlocutores, o deputado Leur Lomanto Junior (União-BA), que foi eleito nesta terça-feira (10) como novo presidente da CCJ, tem dito que quer evitar que a pauta que diminui a jornada de trabalho seja dominada pela polarização.

O objetivo do novo presidente do colegiado é que a CCJ tenha capacidade de estabelecer diálogo tanto com sindicatos, que defendem a redução da carga de trabalho, como com setores produtivos, que têm demonstrado preocupação com a produtividade e com os custos com pessoal.

Conforme apurou a CNN, a CCJ deve estabelecer um calendário de trabalho para avançar com a PEC 6x1, estabelecida como uma das prioridades do ano pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Motta quer aprovar o projeto do fim da escala 6x1 até maio no plenário da Casa. Após passar pela CCJ, onde é verificada a constitucionalidade do texto, o projeto será encaminhado para uma comissão especial que debaterá a proposta de forma mais ampla.

O presidente da Câmara unificou as PECs apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ao encaminhá-las para a CCJ.

O governo, por sua vez, ficou contrariado com a decisão de Hugo Motta, visto que preparava um PL (Projeto de Lei) para enviar ao Congresso. Com apelo popular, a pauta é uma das apostas do Palácio do Planalto para ser usada como bandeira na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).