Lewandowski e Mauro Vieira vão discutir concessão de visto humanitário para palestinos
Ministro da Justiça e chanceler vão se reunir nesta quinta-feira (8)
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, vai se reunir nesta quinta-feira (8) com o chanceler Mauro Vieira. Eles vão discutir a possibilidade do Brasil conceder residência ou visto humanitário a palestinos que deixaram a Faixa de Gaza.
A questão palestina será um dos temas debatidos durante um almoço no Palácio do Itamaraty. Este será o primeiro encontro entre os dois ministros, após Lewandowski assumir a Justiça.
Apesar do Ministério das Relações Exteriores ter decidido não abrir as fronteiras para palestinos, Lewandowski encomendou um estudo sobre a possibilidade de acolher cidadãos que queiram fugir da região mais crítica do conflito entre Israel e Hamas.
Segundo apurou a CNN, a diplomacia brasileira optou seguir o posicionamento de países vizinhos e da comunidade árabe que entendem que dar abrigo a palestinos de Gaza pode contribuir para uma tentativa israelense de forçar uma saída em massa do território.
Procurado, o Itamaraty informou que a acolhida de palestinos de Gaza segue em avaliação e será tema de diálogo com autoridades palestinas e demais países da região.
Nova repatriação
O Brasil segue aberto a receber brasileiros e familiares próximos que estão na Faixa de Gaza.
Como antecipou a CNN, nesta quinta-feira (8), uma mulher palestina-brasileira e três filhos, entre eles um recém-nascido, devem cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. De lá, seguirão para o Cairo, onde voarão para o Brasil em voo comercial.
Além da mãe e dos três filhos que esperam deixar Gaza, há ainda 20 pessoas em Gaza sendo atendidas pelo escritório de Representação do Brasil na Palestina.
Até o momento, o Brasil já resgatou 109 pessoas da Faixa de Gaza em aviões da Força Área Brasileira (FAB).