Jussara Soares
Blog
Jussara Soares

Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

Líder do PL ligou para Hugo Motta antes de protocolar urgência

Sóstenes Cavalcante diz que antecipou requerimento por pressão do governo

Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara  • Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que ligou para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), minutos antes de protocolar o requerimento de urgência para o projeto de lei para anistiar envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro.

Hugo Motta está em viagem particular fora do país e só retorna após o feriado de Páscoa. O vice-presidente, Altineu Côrtes (PL-RJ), está no comando da Câmara neste período.

À CNN, Sóstenes disse que protocolou a urgência porque, ao monitorar a lista, observou que havia deputados retirando assinaturas.

"Fiquei monitorando a lista. Além disso, deputados me ligaram para avisar que foram cobrados pelo governo. Então entendi que o governo poderia fazer os deputados tirarem a assinatura, fazendo chantagem. Por isso protocolei", afirmou.

O líder do PL disse que passou o fim de semana estudando regimento para garantir que, após protocolada, a urgência só poderia ser retirada se mais da metade dos deputados desistisse de apoiar o pedido.

"Eu dei um xeque-mate dentro do regimento. Duvido o governo conseguir tirar 133 assinaturas", disse.

Sóstenes, porém, afirmou que fez questão de relatar tudo a Hugo Motta antes de protocolar.

"Seria indelicado de minha parte não avisar Hugo. Expliquei que gostaria de esperar ele voltar de viagem, mas que o governo estava jogando pesado", comentou.

O líder negou que protocolou o pedido de urgência para aproveitar a presidência de Altineu Côrtes, enquanto Hugo Motta está fora do país. "Jamais faria isso. Hugo é nosso aliado. Não somos adversários", afirmou.

Questionado sobre o fato de haver mais de 2 mil projetos com requerimentos de urgência, Sóstenes disse que está na hora de Hugo Motta atender à direita.

"Semana passada, a Câmara aprovou o regime de urgência de quatro propostas do judiciário. Antes do Carnaval, aprovamos a urgência para o projeto que criou o Dia do Axé Music. Agora está na hora de Hugo atender a direita, os seus primeiros aliados para ele chegar à Presidência", disse.