Tarifas: plano de contingência pode ser anunciado na quinta-feira (31)
Medidas de apoio a setores afetados pelo tarifaço devem ser anunciadas na véspera da vigência das sobretaxas
O governo brasileiro deve anunciar na quinta-feira (31) um plano de contingência para auxiliar setores da economia que serão afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida entrará em vigor na sexta-feira (1º).
O Ministério da Fazenda, em conjunto com o Ministério da Indústria e do Comércio, está desenvolvendo uma linha de crédito e avalia a criação de um fundo específico para apoiar empresas exportadoras que já começam a sentir os impactos da sobretaxação de 50% em suas operações.
Algumas empresas já indicam possíveis demissões ou redução de carga horária de trabalho como consequência das tarifas. O plano governamental visa evitar que as empresas fiquem desassistidas diante das novas condições comerciais.
A decisão de anunciar as medidas na quinta-feira tem duplo propósito: além de aguardar a finalização do projeto de auxílio aos empresários, mantém-se a expectativa de uma possível negociação com os Estados Unidos até o último momento.
O Itamaraty continua buscando articulações diplomáticas, seja por meio de conversas com a Casa Branca ou com o parlamento norte-americano. No entanto, as negociações enfrentam obstáculos adicionais devido ao recesso do Congresso dos Estados Unidos, que dificulta o diálogo com senadores e representantes.



