Análise: Moraes vai decidir sobre cargo estadual para Eduardo Bolsonaro
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), acionou STF contra possível nomeação do deputado federal a um cargo estadual
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), apresentou um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) visando impedir uma possível nomeação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a um cargo estadual. O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes após a divulgação de uma possível articulação para que o deputado federal assumisse uma secretaria estadual.
A movimentação teria surgido entre governadores ligados ao PL, com especulações sobre um possível cargo no governo do Rio de Janeiro. O arranjo permitiria que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro mantivesse seu mandato como parlamentar, podendo se licenciar temporariamente para exercer a função de secretário e retornar ao cargo legislativo para votações estratégicas.
O pedido está relacionado ao inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro em território americano, onde ele se licenciou do cargo para denunciar o que considera serem abusos do STF e de Alexandre de Moraes às autoridades dos Estados Unidos.
As ações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos já teriam gerado consequências práticas, como a imposição de uma tarifa de 50% prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, caso não haja recuo ou acordo, além da suspensão de vistos americanos para ministros do STF e seus familiares.
A expectativa é que Moraes encaminhe o pedido para análise da PGR (Procuradoria-Geral da República) antes de tomar uma decisão definitiva sobre a possibilidade de vetar preventivamente a nomeação de Eduardo Bolsonaro a um cargo estadual.



