Relator de ações sobre o X, Nunes Marques vai a festa em iate de Gusttavo Lima na Grécia
Relator de ações no STF sobre bloqueio da plataforma, ministro está na Europa para compromisso acadêmico e foi ao aniversário do cantor Gusttavo Lima
Com decisão pendente nas ações que questionam o bloqueio do X, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), está na Europa e foi a uma festa na Grécia.
A bordo de um iate de luxo na ilha de Mykonos, a celebração do aniversário de 35 anos do cantor Gusttavo Lima reuniu outras personalidades, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
A informação foi antecipada pela coluna da jornalista Bela Megale, no jornal O Globo, e confirmada pela CNN.
Em um vídeo publicado no Instagram por um perfil de fãs do artista sertanejo, o ministro do STF aparece ao fundo aplaudindo o aniversariante na hora do parabéns.
O STF disse que o ministro está em Roma para um compromisso acadêmico e, “como estava perto, passou para cumprimentar o cantor, que é amigo dele, por ocasião do aniversário.”
Marques não tem data prevista para retorno, mas tem participado das sessões por vídeo. Logo após a festa, por exemplo, esteve na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) remotamente.
Marques é relator de duas ações: uma do partido Novo contra o bloqueio do X e outra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra as multas a quem burlar a decisão.
Determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, as medidas já foram referendadas por unanimidade pela Primeira Turma da Corte, colegiado do qual Marques não faz parte.
Em tese, o tipo de ação ajuizada pelo Novo e pela OAB – uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) – não cabe contra decisão individual de ministro da Corte, especialmente se já referendada.
Mesmo da Europa, Marques ainda analisa os próximos passos – por exemplo, se irá submeter o caso ao plenário. Para uma ala da Corte, diante da complexidade do caso, um julgamento pelos 11 ministros da Corte seria o melhor cenário.
Bluesky: Conheça a rede que ganhou 1 mi de usuários após queda do X