A novela “Gabriela” inspirou a atriz Giovana Cordeiro a fazer sua transição capilar
Ao Na Palma da Mari, a atriz contou como aconteceu essa decisão e o quanto foi importante para sua autoestima
Giovana Cordeiro participou de diversos projetos na TV nos últimos anos (“Meu Sangue Ferve por Você”, “Dois Irmãos”, “Verão 90”, “No Rancho Fundo”, etc), mas o papel que ela mais gosta mesmo é o de tia (e essa é só uma das coisas em comum que ela tem com Mari Palma).
Convidada do “Na Palma da Mari” dessa semana, a atriz confessou que sempre encarou o trabalho como forma de lazer. “Minha cabeça funciona em função do meu trabalho”. Entre outras coisas, esse é o motivo para transformar todo e qualquer hobby em um possível projeto, assim como muitos dos personagens que viveu e admira se tornaram referências para construção da própria identidade.
Viver Magali West em “Meu Sangue Ferve Por Você”, por exemplo (e, consequentemente, cantar com Sidney Magal), aumentou sua confiança em relação à música. “A oportunidade de cantar no filme me ajudou a desfazer essa insegurança. Foi desafiador, mas libertador. Depois desse momento, botei pro mundo que eu canto e quero [cantar]”.
Transição capilar
O teatro foi essencial para questionar escolhas e pontos de vista — e a fez passar finalmente pela transição capilar. “Foi nesse processo de me descobrir como atriz, artista, trabalhando com a minha imagem, descobrindo os tamanhos do meu corpo, como ele se comportava” que decidiu interromper os longos anos de química e alisamento no cabelo. Gabriela, do clássico de Jorge Amado, “foi uma personagem muito importante quando comecei a estudar teatro. Ela me ajudou a entender minha identidade, minha personalidade e minha beleza”, contou.
“E acho que a importância de ter referências de mulheres parecidas é fundamental”, afirma. “Eu acho que por isso deu tão certo quando comecei a falar de transição capilar na internet, porque vieram pessoas que se identificavam com a história e com os traços”.
Fazer esses conteúdos também ajudou Giovana a acabar com a pressão do cacheado perfeito.
“Eu fico direto pensando: “Mas tem que ter volume, tem que estar perfeito, tem que estar cacheado, porque hoje ele está meio ondulado'”, confessa. “Você troca uma obsessão pela outra e a ideia não é essa, né? Então, a minha conversa também era muito para a gente ter mais tranquilidade”.
Na Palma da Mari
Além do relacionamento familiar, rotina e identidade, Giovana Cordeiro revelou como foi trabalhar com Fernanda Montenegro no início da carreira, interpretar personagens densos e como faz para dar uma pausa no cérebro. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 20h, no YouTube de CNN Pop e nas plataformas de áudio. Confira:
Cabelos crespos e cacheados: veja como manter os caracóis saudáveis