Pedro Duran
Blog
Pedro Duran

O pai do Benjamin passou pela TV Globo, CBN e UOL. Na CNN, já atuou em SP, Rio e Brasília e conta histórias das cidades e de quem vive nelas

Advogados de Sérgio Cabral preveem “anulação em massa” de processos da Lava Jato

Ex-governador do Rio de Janeiro teve a pena diminuída em 40 anos depois de anulações de processos das operações Unfairplay, Ratatouille e C'est Fini

Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral
Ex-governador do Rio Sérgio Cabral.  • LatinContent via Getty Images
Compartilhar matéria

Depois de conseguirem mais três condenações em processos da Operação Lava Jato, os advogados do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral passaram a prever novas derrotas para o grupo, agora desmobilizado, do Ministério Público Federal.

"Permanecemos batalhando para que estes danos irreparáveis da famigerada Operação Lava Jato sejam, ao menos, minimizados. Finalmente, após 10 anos, as anulações das ações penais, reconhecimento de ausência de justa causa, incompetência, dentre outras atrocidades processuais, vêm sendo reconhecidas", disse Patricia Proetti.

Foi ela que conseguiu reverter na segunda instância, numa tacada só, as condenações das operações Unfairplay (10 anos e 8 meses), Ratatouille (18 anos) e C'est Fini (11 anos e 10 meses).

"Estamos diante de uma luta histórica em favor dos direitos e garantias fundamentais", completou.

Os processos tratam de pagamento de propina para beneficiar empresas contratadas pelo estado e compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

Daniel Bialski, que também conseguiu reverter condenações de Cabral no Supremo Tribunal Federal, afirmou à CNN que espera uma anulação em massa dos processos que envolvem a Lava Jato.

"Infelizmente na ânsia de se julgar e punir, violaram regras processais e constitucionais, especialmente de competência. E felizmente, as Cortes, especialmente o STF, têm sido importantes no restabelecimento da obediência às normas", disse ele.

A Operação Lava Jato foi criada em março de 2014 e desmobilizada em fevereiro de 2021, com a incorporação dos profissionais em outros grupos de investigação.