Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

Tabata e PSDB: desencontro marca início da aliança para a eleição em SP

Presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo, que está em São Paulo, decidiu não ir ao ato

Deputada Tabata Amaral em fala na Câmara
Deputada Tabata Amaral em fala na Câmara  • Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara
Compartilhar matéria

O evento de filiação de José Luiz Datena ao PSDB nesta quinta-feira (4) ao lado da deputada Tabata Amaral (PSB) foi marcado por uma ausência que expôs o primeiro desencontro da aliança entre os dois partidos na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo, que está em São Paulo, decidiu não ir ao ato.

A CNN apurou que a expectativa do tucano era que a filiação de Datena fosse feita de maneira discreta e apenas com integrantes do PSDB, mas foi surpreendido quando a notícia vazou na imprensa e Tabata confirmou que estaria ao lado do jornalista.

Na noite de ontem, auxiliares de Tabata chegaram a divulgar que Datena seria anunciado como candidato a vice na chapa, o que acabou não acontecendo.

Aliados de Perillo admitem que o PSDB vai indicar o vice de Tabata, mas reclamam da “ansiedade” da pré-campanha do PSB, já que as convenções partidárias acontecem só em julho.

“A chegada de Datena sela a aliança entre Tabata e o PSDB. A possibilidade dele ser o vice não está descartada. Essa decisão, porém, será tomada mais pra frente”, disse Orlando Faria (PSDB), coordenador político da pré-campanha de Tabata.

Durante a entrevista coletiva nesta quinta-feira, Datena desconversou quando questionado sobre ser candidato a vice e frustrou as expectativas de aliados de Tabata.