Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

Eleições: Com Datena na disputa, Tabata reavalia estratégia e busca aliados, dizem fontes

Lançamento da pré-candidatura do apresentador pelo PSDB está previsto para quinta-feira (13)

José Luiz Datena  • Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)
Compartilhar matéria

Marcado para a próxima quinta-feira (13), o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena pelo PSDB levou a pré-campanha da deputada Tabata Amaral (PSB) a reavaliar a estratégia enquanto busca partidos para compor a coligação.

Integrantes do núcleo político do comitê da deputada dizem que foram surpreendidos com o anúncio, já que havia um acordo costurado com Datena para que ele fosse vice de Tabata ou a apoiasse em uma coligação com o PSDB, que teria a prerrogativa de indicar o vice.

Aliados de Tabata dizem que estão conversando com siglas que estão nos palanques de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), mas reclamam da falta de espaço.

A leitura no comitê de Tabata é que a aliança com o PSDB e Datena ainda pode acontecer até o dia 5 de agosto, data limite das convenções, mas a imagem da deputada sai desgastada do episódio.

Procurada, a assessoria de Datena disse que ele só vai se pronunciar depois do evento de quinta-feira, mas fontes do PSDB ouvidas pela CNN disseram que ele ficou incomodado com a estratégia do PSB de orientá-lo a migrar para o PSDB para “amarrar” o partido e a falta de estrutura da pré-campanha.

Dirigentes tucanos não descartam uma aliança com Tabata, mas dizem que o acerto segue em compasso de espera até as convenções partidárias.