Prerrogativas recebe Tebet e quer articular candidatura em SP
“Seria um luxo tê-la como candidata ao Senado”, diz Marco Aurélio Carvalho; Tebet diz que aceitou convite para encontro, mas não vai tratar de assuntos eleitorais
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) aceitou um convite do grupo Prerrogativas para participar de um jantar com empresários na capital paulista em uma articulação que visa reforçar o nome dela como candidata ao Senado no estado.
O evento será em agosto, mas a data ainda vai ser definida.
O colegiado de advogados próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem atuado nos bastidores para lançar a emedebista em São Paulo.
Essa possibilidade é defendida abertamente por petistas, que temem o avanço da direita no Senado em 2026.
“Seria um luxo para São Paulo ter a Simone como candidata. Ela tem identidade com o estado: duas filhas moram aqui e tem apartamento na cidade”, disse o advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, à CNN.
Procurada pela CNN, a ministra confirmou que aceitou o convite, mas disse que o tema do encontro não será eleitoral.
“Tenho uma ótima relação com o grupo (Prerrogativas) e aceitei o convite, mas estamos no olho do furacão e não trato de assunto eleitoral neste momento”, disse Tebet à CNN.
Aliados da senadora disseram em caráter reservado que Tebet recebeu sondagens e sinalizações de petistas para disputar o Senado em São Paulo ou Mato Grosso do Sul, onde está sua base atual.
Em 2022, Tebet ficou em terceiro lugar na disputa presidencial e teve um bom desempenho eleitoral em São Paulo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segundo fontes, teria tocado no assunto com Simone e questionado sobre a possibilidade dela mudar o título para São Paulo.
Petistas dizem que a ideia em 2026 é mapear os estados e ceder a vaga ao Senado para nomes de outras siglas que estejam bem avaliados.
Fontes com trânsito no Palácio do Planalto dizem que a candidatura de Tebet em São Paulo está no “radar” de Lula, que estaria preocupado com seu palanque no maior colégio eleitoral do Brasil.