Priscila Yazbek
Blog
Priscila Yazbek

Correspondente em Nova York, Priscila é apaixonada por coberturas internacionais e econômicas — e por conectar ambas. Ganhou 11 prêmios de jornalismo

Exportações de aves e mel para a Europa podem ser retomadas em breve

Segundo governo brasileiro, expectativa foi manifestada pelo representante comercial da União Europeia durante reunião no G20, em Milwaukee, que tratou também das restrições ao aço e à carne bovina

Compartilhar matéria

O representante comercial da União Europeia afirmou nesta quarta-feira (30) que as exportações brasileiras de carne de aves e mel para o bloco podem ser retomadas no curto prazo, segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e o MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

A intenção de retomar o comércio dos produtos agrícolas foi manifestada pelo Comissário para Comércio e Segurança Econômica da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, durante reunião com o ministro Márcio Elias Rosa, do MDIC, e o chanceler Mauro Vieira, à margem do G20 de Comércio, em Milwaukee.

Segundo o comunicado divulgado pelos ministérios brasileiros, o comissário europeu citou o resultado positivo da auditoria realizada recentemente no Brasil sobre o uso de antimicrobianos e disse que as exportações de carne de aves e mel devem ser retomadas em breve, após a conclusão dos procedimentos burocráticos.

As exportações brasileiras de carne bovina, aves, ovos e mel para a União Europeia foram suspensas no dia 3 de setembro. A medida foi adotada depois de o Brasil ter sido retirado, em maio, da lista de países que cumprem regras contra o uso abusivo de antibióticos na pecuária.

Na reunião no G20, os ministros brasileiros abordaram também o comércio de carne bovina. "O lado brasileiro manifestou expectativa de que procedimento acelerado de autorização possa também ser alcançado para as exportações de carne bovina", diz a nota.

Segundo a nota do governo brasileiro, as autoridades discutiram ainda as medidas europeias de restrição à importação de aço.

"Sobre as medidas relativas a aço, o lado europeu indicou que está em andamento uma revisão da alocação de quotas de produtos siderúrgicos, com potencial impacto positivo para o Brasil. O processo de revisão terá etapas adicionais em 2027", afirma o texto.

No dia 1 de julho, a União Europeia adotou medidas de restrições às importações de aço, reduzindo o volume de produtos siderúrgicos que podiam ser vendidos ao bloco sem sobretaxa e elevando para 50% a tarifa sobre o excedente que ultrapassa esses limites.

O bloco europeu afirmou na ocasião que as medidas visavam proteger sua indústria do excesso de capacidade de produção mundial. Já o governo brasileiro havia criticado as mudanças, afirmando que a medida reduzia o acesso ao mercado europeu após a entrada em vigor do acordo entre Mercosul e União Europeia em maio.

Apesar das medidas restritivas, o governo brasileiro afirmou que na reunião do G20 desta quarta os dois lados falaram sobre "resultados expressivos" em decorrência do aumento do fluxo de comércio entre os blocos, depois de o acordo Mercosul-UE entrar em vigor.