Mauro Vieira encerra agenda em NY, após reuniões com Palestina e Jordânia
Ministro realizou quatro reuniões pela manhã e encerrou a sua participação em conferência da ONU no início da tarde
O chanceler brasileiro Mauro Vieira encerrou a agenda em Nova York nesta terça-feira (29), depois de participar, nos últimos dois dias, da conferência que discute a solução de dois Estados na sede da ONU.
Na sexta-feira (25), Vieira havia feito um gesto ao governo americano, avisando que estaria nos Estados Unidos e disposto a ir a Washington caso a Casa Branca habilitasse algum negociador de alto nível para tratar da retomada das negociações sobre as tarifas.
Fontes da diplomacia brasileira, que acompanham a agenda do ministro, afirmaram à CNN que Vieira se dirigiria ao aeroporto para retornar ao Brasil ainda na terça-feira. E fontes do governo americano afirmaram à CNN na tarde de terça que não havia nenhuma reunião prevista entre autoridades americanas e o chanceler.
O ministro realizou três reuniões bilaterais nesta terça-feira: com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa; o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi; e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana do Senegal, Yassine Fall.
O chanceler também participou de uma reunião informal da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Na segunda-feira, Vieira já havia realizado bilaterais com a Áustria, o Canadá, a Espanha e Portugal.
*O texto anteriormente dizia que o ministro havia encerrado a agenda em Nova York e retornaria ao Brasil sem se reunir com autoridades americanas para discutir as tarifas em Washington. A nota foi atualizado às 17h52, do dia 30/07/2025, depois que fontes informaram que o ministro teria se encontrado com o secretário de Estado americano em DC.



