Raquel Landim
Blog
Raquel Landim

Com passagens pelos principais jornais do país como repórter especial e colunista, recebeu o prêmio “Jornalista Econômico” de 2022 pela Ordem dos Economistas do Brasil

Mercadante é cotado para assumir Petrobras, dizem fontes

Segundo apurou a CNN, demissão do atual presidente, Jean Paul Prates, é iminente

Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante  • 14/04/2023 REUTERS/Tingshu Wang/Pool
Compartilhar matéria

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, é um dos nomes cotados para assumir a Petrobras, informam fontes do Palácio do Planalto.

Mercadante tem sido um dos nomes aventados para o cargo desde a transição e está na lista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O martelo, no entanto, ainda não está batido. Segundo apurou a CNN com três fontes, a demissão do atual presidente, Jean Paul Prates, é iminente.

A reunião entre Lula e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras deve ocorrer amanhã (5). A colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, revelou que Prates solicitou o encontro.

Lula quer resolver o impasse entre Prates e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, que vem prejudicando a empresa e afetando seu valor de mercado.

O imbróglio mais recente prejudicou a distribuição de dividendos extraordinários e derrubou o valor de mercado da empresa. A assessoria de imprensa de Mercadante nega um convite e diz que ele está despachando normalmente no banco.

Durante a transição, Mercadante chegou a ter várias reuniões com Federação Única dos Petroleiros (FUP) colhendo informações sobre a Petrobras.