Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Alcolumbre deve filiar Pacheco ao União Brasil

Ex-presidente do Senado deve deixar PSD nos próximos dias; aliados esperam Lula por decisão sobre governo de MG

Compartilhar matéria

A mudança de partido do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) deve ser sacramentada nos próximos dias. Auxiliares de Pacheco admitem, sob reserva, que a filiação ao União Brasil está praticamente fechada e deve ser formalizada em breve.

A articulação vem sendo conduzida diretamente pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), aliado político e amigo de Pacheco. O movimento é estratégico para fortalecer o União Brasil em Minas Gerais e reposicionar Pacheco na disputa eleitoral deste ano.

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, visitou Minas Gerais nesta semana e escolheu o deputado federal Rodrigo de Castro como presidente da legenda no Estado. O parlamentar é aliado de Pacheco e a escolha ajudou a aumentar a expectativas sobre a filiação do ex-presidente do Senado.

Auxiliares do ex-presidente do Senado, porém, não confirmam que tenha ocorrido uma conversa direta com Rueda, já que o assunto tem sido conduzido por Alcolumbre.

A aposta de aliados é que a chegada de Pacheco ao União Brasil provocará uma debandada de nomes do PSD para a legenda. A expectativa é também que quadros filiados ao União deixem o partido, provocando o redesenho de alianças no estado.

Aliados do senador evitam tratar a mudança de partido como a confirmação de sua candidatura ao governo mineiro, mas reconhecem que o movimento fortalece significativamente seu nome na disputa.

A avaliação interna é de que o União Brasil oferece uma estrutura partidária mais robusta e maior capacidade de articulação nacional para viabilizar o projeto.

O entorno de Rodrigo Pacheco também aguarda uma nova conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de qualquer anúncio sobre 2026. O presidente tem pressionado Pacheco por uma definição em manifestações e entrevistas sobre o assunto. Lula quer organizar o xadrez eleitoral no país com a aposta em palanques fortes em estados-chave, como Minas Gerais, que costuma refletir o resultado nacional das eleições.

Como já mostrou a CNN, Lula deseja uma sinalização clara de Pacheco até o Carnaval e a mudança de partido é vista por aliados do presidente como um indicativo relevante de que Pacheco aceitará ser candidato ao governo mineiro.