Lula mantém ofensiva por Pacheco em 2026 mesmo diante de apostas para o STF
Presidente defende que senador se lance ao governo de Minas em 2026; ao mesmo tempo, Rodrigo Pacheco voltou a ser cotado como opção para uma vaga na Suprema Corte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mantido investidas sobre Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado, para disputar o governo de Minas Gerais, em 2026.
Pacheco confirmou à CNN que almoçou com o presidente na última terça-feira (12), em Brasília, em um encontro fora da agenda. Na ocasião, Lula se referiu ao ex-presidente do Senado como “meu governador”.
O gesto foi encarado com bom humor pelo senador, que ainda não dá pistas sobre seu destino político.
Pacheco reconhece a boa relação que tem com o presidente e a proximidade que tiveram quando Lula assumiu o terceiro mandato em meio a dificuldades no Congresso, mas ainda não tem certeza se será candidato ao governo de Minas no próximo ano.
A chapa de Pacheco incluiria partidos de centro-esquerda para rivalizar contra candidatos à direita. A aposta no governo é de que haverá uma fusão entre a oposição.
Atualmente, a direita está dividida entre a candidatura do senador Cleitinho (Republicanos-MG), favorito nas pesquisas, e a do vice-governador de Romeu Zema, Mateus Simões (Novo). Outro nome possível seria o do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), mas o parlamentar rejeita a disputa nos bastidores.
A decisão de Pacheco sobre o governo de Minas vai depender das pesquisas de intenção de voto. Segundo os últimos levantamentos, ele aparece hoje atrás do senador Cleitinho.
A indecisão do ex-presidente do Senado surge em um momento em que o nome dele volta a ser cotado como opção para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Barroso tem sinalizado que pode deixar a cadeira de ministro no STF ao concluir sua gestão como presidente da Corte, em setembro.
Para o projeto em longo prazo, Pacheco tem apoio na própria Suprema Corte. Os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes são citados como seus principais entusiastas.


