Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Oposição organiza ofensiva até em aeroporto em favor do projeto da anistia

Ideia do Partido Liberal é buscar assinaturas suficientes para pautar urgência da proposta na Câmara dos Deputados

Compartilhar matéria

O Partido Liberal na Câmara dos Deputados fará uma ofensiva, nesta terça-feira (8), no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, para abordar parlamentares sobre o projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro colocará pessoas vestindo uma camisa com os escritos “Anistia Já”, junto de um QR Code para a assinatura da urgência do projeto.

A ação ocorrerá a partir das oito da manhã, momento em que uma abordagem semelhante será feita nos corredores da Câmara.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ) garante que tem 182 dos 257 votos necessários para aprovar a urgência em plenário. O deputado planeja chegar ao número na próxima quinta (10), quando ocorre a reunião de líderes.

Sem as assinaturas dos líderes, o PL tem atuado no varejo para conquistar apoio voto a voto. A urgência permite que o texto seja analisado diretamente pelo plenário, sem necessidade de passar pelas comissões da Câmara.

Na última reunião de líderes, Sóstenes citou apoio de Gilberto Kassab, do PSD, e de Ciro Nogueira, do PP, ao projeto, e prometeu avançar com as assinaturas nesta semana.

Por outro lado, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Lindbergh Farias (RJ), alertou para uma crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF), caso a proposta avance no Congresso.

Outros líderes pedem que o debate sobre Anistia seja retomado quando houver garantia para a urgência.

Oposição organiza ofensiva até em aeroporto em favor do projeto da anistia | Blogs | CNN Brasil