Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Pacheco buscou Lula antes de mediar acordo com Lira e ministros do STF

Presidente do Congresso também teve reunião com Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Antes de mediar acordo com Lira (à esquerda), Pacheco (à direita) conversou com Lula (ao centro)  • 01/01/2023 - Jefferson Rudy/Agência Senado
Compartilhar matéria

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esteve no Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira (20) para uma reunião reservada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seguida, Pacheco se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que também havia se encontrado com Lula na noite anterior.

Desde o início do embate com o STF sobre esse tema, Pacheco vinha adotando um tom conciliador.

Já Arthur Lira (PP-AL) tinha escolhido mandar recados. Por exemplo: destravou para tramitação na Câmara propostas que limitam os poderes da Suprema Corte.

O presidente da Câmara, no entanto, foi aconselhado a defender o caminho proposto pelo presidente do Senado. E foi o que aconteceu.

No meio da tarde – após um longo almoço no STF – representantes do Governo, Congresso e Supremo anunciaram um acordo para manter o pagamento das chamadas “emendas Pix”.