Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Relator da "PEC da Blindagem" busca STF para tentar avançar com a proposta

Texto teve análise adiada na Câmara após divergências de líderes partidários em relação à proposta

Compartilhar matéria

O relator da chamada “PEC da Blindagem”, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), tem buscado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para distensionar o ambiente e viabilizar a votação da proposta na Câmara dos Deputados.

A aliados, Lafayette confirmou que tem procurado o Supremo nos últimos dias e tem relatado um cenário “tranquilo” no Judiciário para que o texto seja colocado em votação.

Ainda não há certeza, porém, sobre o avanço da PEC. Nas últimas semanas, o texto teve a análise adiada após divergências de líderes partidários em relação à proposta.

Entre parlamentares do Centrão, a defesa é para revitalizar regras da Constituição de 1988, que determinava ao Congresso a autorização para investigação contra parlamentares, por meio de votação secreta, o que, na prática, inviabiliza a abertura de inquéritos contra deputados e senadores. A regra foi alterada em 2001. Internamente, Lafayette tem dito que seu parecer não deve prever essa mudança.

Para além das divergências sobre o texto entre os líderes, pesou contra a proposta uma pesquisa realizada pela AtlasIntel/Bloomberg, divulgado na semana passada, que apontou que a maioria da população rejeita as iniciativas da PEC.

Além disso, parlamentares contrários ao texto têm apontado uma série de inconstitucionalidades em trechos do projeto.