Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Sabino aguarda último gesto de Lula antes de selar saída do governo

Ministro avisou presidente que deixará cargo, mas “carimbo” ficou para volta do petista da ONU

Compartilhar matéria

Após retornar de viagem aos Estados Unidos, como previsto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se encontrar com o ministro do Turismo, Celso Sabino, para selar o destino do aliado no governo.

A CNN antecipou que Sabino avisou Lula que deixaria o governo, na semana passada, após ultimato do presidente do União Brasil, Antônio Rueda.

A Sabino, o presidente pediu tempo para tentar alinhar uma estratégia junto à cúpula do partido. A CNN apurou que o presidente pediu a ministros e auxiliares que abrissem diálogo com Antônio Rueda a fim de evitar a expulsão de Sabino do partido.

A ideia seria preparar o presidente do União Brasil para uma conversa com o presidente. Não apenas Rueda, mas ACM Neto também estaria resistente em negociar a permanência de Sabino no governo.

A saída combinada com o Planalto seria uma licença do partido para o ministro, algo que já foi negado anteriormente pelo União Brasil.

Antônio Rueda credita ao governo o vazamento de informações sobre uma investigação da PF (Polícia Federal) que apura uma infiltração da organização criminosa PCC (Primeiro Comando Capital) nos setores financeiros e de combustíveis no Brasil.

Como mostrou a CNN, na quarta-feira (23), uma ala do PP pressionará o presidente do partido, Ciro Nogueira, a aceitar a licença de André Fufuca da legenda. Até agora, os ministros do Esporte e do Turismo contam com o apoio do presidente Lula para se viabilizarem como candidatos ao Senado.

O prazo de 30 dias da federação, para que os dois deixem o governo, preocupa a articulação dos dois sobre 2026.