Brasil assina tratado de combate a crimes cibernéticos no Vietnã
Acordo busca prevenir, investigar e reprimir crimes cometidos no ambiente digital, estabelecendo bases jurídicas comuns e mecanismos de cooperação internacional
A PF (Polícia Federal) representará o Brasil, neste final de semana, na cerimônia de assinatura da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Cibernético, em Hanói, no Vietnã.
O tratado busca prevenir, investigar e reprimir crimes cometidos no ambiente digital, estabelecendo bases jurídicas comuns e mecanismos de cooperação internacional entre autoridades policiais e judiciais dos países membros da ONU.
Os países querem, com a assinatura do acordo, fortalecer sua capacidade de combater crimes cibernéticos transnacionais, garantindo salvaguardas aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.
De acordo com a PF, no ano passado, a Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos coordenou mais de 1.100 operações – cerca de 30% do total de operações da corporação. As ações, segundo a instituição, priorizam o combate a fraudes financeiras eletrônicas, crimes de alta tecnologia e à exploração sexual infantil na internet.



