Análise: Expansão da guerra pode se tornar "novo normal"
O perigo também expande com atitudes do presidente, Donald Trump, que, do nada, tirou do seu boné do MAGA uma tarifa de 50% sobre o Canadá
O petróleo rompe novamente a barreira dos US$ 90 com escalada na guerra no Oriente Médio.
Nessa nova onda de ataques entre Estados Unidos e o Irã, o mercado foi mais cauteloso em esperar o pior dos mundos. Não há uma disparada dos preços, mas há uma readaptação num patamar mais alto para um novo mundo.
Um mundo mais perigoso. A expansão dos conflitos para outros países do Oriente Médio pode se transformar no novo normal.
O perigo também expande com atitudes do presidente, Donald Trump, que, do nada, tirou do seu boné do MAGA uma tarifa de 50% sobre o Canadá. Não busque explicação para isso, a não ser que você aceite justificativas exclusivamente ideológicas e de disputa de poder. Assim como foi contra o Brasil.
Fecha o quadro de instabilidade a proximidade das eleições de novembro nos Estados Unidos, com Trump renovando ataques ao sistema de votação do país.
Para as democracias como Brasil, o alerta soa alto sobre como se posicionar. Como estamos em ano eleitoral, pelo menos até final de outubro, vamos ouvir muito mais bravatas do que sobre estratégias.



