Thais Herédia
Blog
Thais Herédia

Passou pelos principais canais de jornalismo do país. Foi assessora de imprensa do Banco Central e do Grupo Carrefour. Eleita em 2023 a Jornalista Mais Admirada na categoria Economia do Jornalistas e Cia.

Análise: Haddad deixa a Fazenda com resultados contraditórios

Fernando Haddad promoveu o que chamou de justiça tributária contra o andar de cima, sem conseguir evitar o aumento da carga de impostos sobre a economia

Compartilhar matéria

Fernando Haddad (PT) deixa ministério da Fazenda para assumir a campanha ao governo de São Paulo.

Considerado um dos quadros mais fiéis a Lula (PT), e, ao mesmo tempo, o mais tucano entre os petistas, Haddad deixa o cargo com bons resultados na economia, especialmente em crescimento e desemprego, bem melhores do que as projeções.

Por outro lado, a gestão das contas públicas sob Haddad voltou a conviver com a contabilidade criativa, políticas sociais insustentáveis e aumento expressivo da dívida pública.

Quem o defende alega que ele fez o que foi possível diante da pressão e dos desejos da ala mais política do governo. Essa visão, porém, não altera a condição de fragilidade fiscal do país.

Fernando Haddad promoveu o que chamou de justiça tributária contra o andar de cima, sem conseguir evitar o aumento da carga de impostos sobre a economia, o que custa caro a ricos e pobres.

Além das crises que enfrentou, como a do pix e dos embates com congresso, o agora ex-ministro da fazenda, se despede acolhendo os discursos mais populistas de Lula e do petismo, confirmando que a fidelidade pode valer mais do que a racionalidade.