B3 funcionará normalmente apesar do 'superferiadão' em São Paulo

Bolsa funcionará normalmente mesmo com a antecipação dos feriados em São Paulo

Do CNN Brasil Business, em São Paulo
19 de maio de 2020 às 16:22 | Atualizado 19 de maio de 2020 às 17:52


Após a B3 se opor publicamente sobre o fechamento durante o superferiadão, a entidade confirmou que manterá todas as atividades ao longo dos dias 20, 21, 22 e 25 de maio. A atencipação do feriado, previsto pela prefeitura de São Paulo, foi feita para conter a disseminação do novo coronavírus. Com o anúncio, mais de oito entidades enviaram uma carta ao governador João Doria para pedir que o grande feriado não seja aplicado ao setor. O argumento era de que a medida acarretaria uma série de problemas, inclusive no pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.

A B3 já tinha informado na véspera que através do trabalho remoto, que chega a 95% de seus funcionários, e das medidas de contingência operacional dos últimos 60 dias, seria possível "cumprirmos nossa função de infraestrutura crítica e serviço essencial de forma segura". Com a manutenção das operações, as atividades de registro, negociação, custódia, compensação e liquidação de operações funcionarão normalmente, em horários regulares.

Além disso, o Banco Central afirmou, nesta terça-feira (19) que, para fins de operações praticadas no mercado financeiro, o dia 11 de junho - data do feriado de Corpus Christi no calendário nacional - continuará sendo um dia não útil e, nesta quarta-feira, as operações ocorrerão normalmente.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 20 e 21 de maio, as instituições financeiras associadas manterão atividades inalteradas.

No caso da Caixa Econômica Federal, as agências do banco estatal funcionarão em todo o Estado também para cumprir o calendário relacionado ao pagamento do auxílio emergencial.

Leia também:
Não é lockdown, serviços essenciais podem funcionar em feriados, diz Covas

Avanço da Covid-19

São Paulo é o Estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus, atingindo 63.066 casos e 4.823 mortes. Os índices de isolamento social apurados pelo governo estadual com base em rastreamento de celulares da população durante os dias de semana têm ficado abaixo de 50% e entre este patamar e 55% aos fins de semana e feriados.

Doria anunciou na segunda-feira que encaminharia à Assembleia Legislativa proposta para antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a segunda-feira da próxima semana. Nesta terça-feira, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou proposta dele, aprovada pela câmara de vereadores na véspera, de antecipar os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para quarta e quinta-feira desta semana, com a decretação de ponto facultativo na sexta.

*Com informações da Reuters

Clique aqui e siga o perfil do CNN Brasil Business no Facebook