'Parece que estamos abrindo a loja pela primeira vez', diz lojista de shopping


Da CNN, em São Paulo
12 de junho de 2020 às 14:16

Seguindo a previsão do plano de reabertura do comércio em São Paulo, 46 shoppings voltaram às atividades na quinta-feira (11), na capital paulista, após dois meses de as portas fechadas. Outros 7 reabrem nesta sexta-feira (12).

Além do horário reduzido, nesta fase 2 os shoppings só poderão funcionar com 20% da capacidade, seguindo as orientações de distanciamento social e higiene. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), inicialmente o horário de expediente será das 16h às 20h 


 Leia também:

10% dos lojistas não devem reabrir em SP, por problemas financeiros, diz Alshop

Na reabertura, loja de roupas coloca peças trocadas em 'quarentena'

A CNN acompanhou a primeiro dia de reabertura do comércio na capital paulista. Movimentação nas ruas, aglomeração, filas, medidas de higiene e muita espera. Nem mesmo estes 'problemas' impediram o paulistano de ir aos centros comerciais para fazer compras.

Para a gerente de loja Marcela Vieira a volta do comércio significa que aos poucos a rotina das lojas está retornando. "Fechamos no dia 19 de março e estávamos fechados até hoje. É o primeiro dia, muito emocionante, parece que estamos abrindo a loja pela primeira vez", afirmou.

Permanecerão vetados, nesta primeira fase de reabertura, os cinemas, consumo na praça de alimentação – exceto para delivery ou possibilidade de levar para casa –, salões de beleza e barbearia  e academias. 

A produção é de Juliana Faddul e a edição de Eduardo Palácio.

(Edição: Marina Motomura)