A ganância é o caminho para o fracasso de um investidor – e a impaciência também


Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
16 de junho de 2020 às 18:58 | Atualizado 16 de junho de 2020 às 19:24

A impaciência e ganância do investidor são características que podem ser o caminho para o fracasso no mercado financeiro. O problema fica acentuado em momentos como o atual, de crise econômica e incerteza gerada pela pandemia do novo coronavírus. Essa é uma das reflexões que três influenciadores digitais de finanças fizeram na nova edição no Carteira Inteligente, o programa semanal da CNN Brasil sobre investimentos e finanças pessoais.

Nesta edição, o Carteira Inteligente recebe Thiago Nigro, fundador do Primo Rico, William Ribeiro, criador do canal do Dinheiro com Você, e Luiz Alves, gestor e o mais novo youtuber da Versa Asset.

"A impaciência, ganância e o medo trazem prejuízo para você no mercado financeiro. Todas as vezes que eu perdi dinheiro na bolsa foi por causa de um desses três fatores. O que eu posso orientar as pessoas é que elas comecem com pouco investimento. Tenham paciência. Entrem com um pezinho só. Isso fará com que você minimize os prejuízos nesse primeiro momento de impaciência", sugere Thiago Nigro que tem milhões de seguidores nas redes sociais.

Os influenciadores concordam que a pandemia reforça a percepção de que não há caminho fácil para se ganhar dinheiro no mercado financeiro e é preciso ter conhecimento, racionalidade e, principalmente, paciência.

Veja também:
Pandemia faz o brasileiro voltar a olhar a poupança com carinho. Faz sentido?
Como e quando diversificar e investir no exterior
Como lucrar com o sobe e desce do mercado financeiro

"As pessoas querem multiplicar o patrimônio em curto espaço de tempo. Mas não é assim que a bolsa de valores funciona. Quando você começa a enxergar as empresas da bolsa como suas sócias, focam em aporte e tempo, comprando boas parcelas nessas empresas, para mim esse é o segredo", diz William Ribeiro, do Dinheiro com Você.

Este é o segundo programa da série que tenta entender como a pandemia mudou o pensamento de quem faz parte do mercado financeiro (clique aqui para ver o primeiro episódio). “Como pensava... Como penso... E como poderei pensar conceitos de economia e finanças após todo esse turbilhão?” é a reflexão que o programa faz dessa vez com os influenciadores. Para os nomes falam de dinheiro na internet, a pandemia deixou ainda mais evidente a necessidade de se estudar muito antes de entrar de cabeça.

"Mesmo durante o pior momento da crise, as pessoas não se desesperaram. Isso é fruto de todo trabalho de educação financeira que nós aqui realizamos em redes sociais", diz Luiz Alves, gestor e o rosto das redes sociais da Versa Asset. Ele defende que esse é um bom momento para entrar na bolsa de valores, mas é preciso estudar e sempre é importante diversificar.

Confira, também, a edição em podcast:

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook