Boa Vista: Demanda por crédito ao consumidor sobe 6,8% em junho


Estadão Conteúdo
24 de julho de 2020 às 11:30
Notas de dinheiro

No acumulado do ano, demanda por crédito caiu mais de 15%

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O índice da Boa Vista que mede a demanda por crédito ao consumidor no país mostrou crescimento de 6,8% em junho em relação a maio, com ajuste sazonal. No confronto com o sexto mês de 2019, contudo, houve retração de 15,4%. Também foi observado recuo no indicador no acumulado do ano (-15,4%) e em 12 meses finalizados em junho (-6,3%).

A Boa Vista avalia que a demanda por crédito ainda segue bastante fragilizada e sem uma tendência clara sobre seu ritmo de recuperação, apesar do crescimento registrado no sexto mês de 2020 ante o anterior. A alta em junho, explica a nota, foi influenciada tanto pelo segmento financeiro quanto pelo não financeiro, sobretudo o primeiro, após mostrar três recuos mensais seguidos.

Como a pior fase das adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus foi entre março e maio, a Boa Vista espera melhora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses, "fatores que podem afetar positivamente a demanda por crédito nesse período."

No acumulado em 12 meses, o segmento financeiro ainda tem desempenho negativo, ao registrar queda de 0,7%. Já o não financeiro acumula retração de 10,2% nesta mesma base de comparação.

Leia também:

Juro baixo favorece portabilidade de financiamento do imóvel, veja como fazer

Febraban: saúde e questão financeira serão prioridade de famílias após pandemia