Big techs formam monopólio e deveriam ser separadas, diz Câmara dos EUA


Estadão Conteúdo*
06 de outubro de 2020 às 20:41 | Atualizado 07 de outubro de 2020 às 17:04

As maiores companhias de tecnologia dos Estados Unidos alavancam seu domínio e isso sufoca a inovação, de acordo com o subcomitê antitruste da Câmara dos Representantes, que pediu ao Congresso que force essas empresas a separar as populares plataformas online de outras linhas de negócio.

Um relatório divulgado nesta terça-feira, 6, pelos democratas no subcomitê é fruto de uma investigação de 16 meses sobre o poder de mercado de Amazon, Facebook, Alphabet e Apple.

Leia também: 
CEOs de Amazon, Apple, Facebook e Google depõem nos EUA; veja como foi
Amazon dá mais um passo rumo à dominação mundial e anuncia 'Netflix de jogos'

O documento diz que Facebook e Google têm poder de monopólio, enquanto Apple e Amazon possuem um "significativo e duradouro poder de mercado" e critica agências antitruste por não conterem o domínio dessas empresas.

O relatório de 449 páginas recomenda que o Congresso considere uma série de medidas, inclusive legislação que obrigaria a separação das plataformas online de outras linhas de negócio.

Republicanos no subcomitê não assinaram o relatório e têm dito em entrevistas nos últimos dias que compartilham preocupações sobre o setor, mas não concordam com recomendações abrangentes da oposição.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook