Quais são as perspectivas para a bolsa passada a eleição americana?

CNN Brasil Business, em São Paulo
11 de novembro de 2020 às 07:00 | Atualizado 11 de novembro de 2020 às 14:02
Podcast O Que Eu Faço, com Santander
Foto: CNN Brasil


Os investidores reagiram com otimismo à vitória de Joe Biden na eleição americana. As bolsas — inclusive, a brasileira — subiram. Mas o que esperar daqui para frente?

"Antes mesmo de saber o resultado da disputa eleitoral, nós já tínhamos uma visão mais otimista para o mercado de ações, principalmente, nos Estados Unidos. O motivo é que a liquidez global continua gigantesca: são cerca de US$ 200 trilhões disponíveis para investimento, dando sustentação para a renda variável", afirma Andre Rosenblit, diretor da Santander Corretora, ao podcast "O que eu faço?".

Leia mais:
BRZ e Le Biscuit saem da fila do IPO; já são 20 desistências neste ano
Canadá, Coreia e Rússia devem passar Brasil no ranking das maiores economias

Além disso, o avanço dos estudos da vacina da Pfizer e da BioNTech, que tem 90% de eficácia, trouxe esperança de que o fim da pandemia do novo coronavírus pode estar próximo. "Isso pode trazer uma forte recuperação das economias, especialmente, dos Estados Unidos, com alta de 4% a 5%."

Sem falar que a perspectiva é de que os juros vão continuar nos menores patamares históricos, o que acaba incentivando que os investidores busquem ativos de maior risco, logo, de maior retorno. 

"Mas ainda existe o risco de judicialização e recontagem de votos, mas é pequeno. Donald Trump deve aceitar a derrota de forma mais diplomática."

Veja também:
Confira aqui todos os episódios do "O que eu faço?"

Rosenblit aponta que os setores de infraestrutura e empresas ligadas a sustentabilidade (ESG) — entenda no podcast especial sobre o assunto — devem se beneficiar. "Mas na maré alta todos os barcos sobem."

Para entender as vantagens e os riscos, ouça o novo episódio do podcast "O que eu faço?", comandado por Fernando Nakagawa e Natália Flach.

 

Ouça e assine os podcasts da CNN Brasil gratuitamente:

5 Fatos
Abertura de Mercado
E Tem Mais
Horário de Brasília
Na Palma da Mari
O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook