Índice de Medo e Ganância: os investidores estão voltando a ficar ambiciosos

O Índice Medo e Ganância (ou M&G) está agora firmemente no território da “ganância”, à medida que os investidores têm esperança de que uma vacina possa ajudar a

Paul R. La Monica, do CNN Business
17 de novembro de 2020 às 16:34
bolsa xangai
Homem caminha em frente à bolsa de valores na China: investidores estão animados com a vacina
Foto: Aly Song/Reuters

O mercado de ações, surpreendentemente, está perto de bater sua alta recorde. O otimismo sobre a vacina contra o coronavírus da Moderna está superando o pessimismo com as preocupações sobre um novo aumento em casos da Covid-19. Parece seguro dizer que os investidores estão se sentindo mais gananciosos do que temerosos.

Foi o que registrou o índice do CNN Business que acompanha o humor do mercado nos Estados Unidos. O Índice de Medo e Ganância (Fear &Greed Index) do CNN Business, que mede sete indicadores do sentimento do investidor, está firmemente no território da “ganância” e não muito longe de um nível que sugere “ganância extrema”.

Leia também:
A recuperação das bolsas (pelo menos nos EUA) pode estar apenas começando
Primeiro dia do Pix tem 1 milhão de transações com valor médio de R$ 773

O Índice de Medo e Ganância funciona assim: cada um dos sete indicadores é igualmente ponderado e medido em comparação com seu desempenho recente; a pontuação agregada dessas ponderações é então compilada em uma pontuação de Medo e Ganância variando de 0 a 100, com números mais baixos indicando medo e números mais altos indicando ganância.

Para contextualizar, o índice caiu para 2 no dia de 12 de março. Esse foi o dia exato em que boa parte das ações despencou cerca de 10% e entrou a tendência de baixa (ou bear market em inglês). Também foi nesta datas que o presidente Trump anunciou uma proibição de viagens aos Estados Unidos de grande parte dos viajantes vindos da Europa por causa do medo do contágio do coronavírus.

Medidor Business
Gráfico do Índice de Medo e Ganância, do CNN BUsiness, em novembro
Foto: Arte/CNN

Para completar, estes fatos aconteceram um dia depois que a NBA anunciou que estava suspendendo sua temporada de basquete porque um jogador contraíra o vírus. Também foi o dia seguinte àquele em que Tom Hanks e sua esposa Rita Wilson anunciaram que tinham o vírus.

Em outras palavras, foi quando a Covid-19 se tornou real para a maioria dos norte-americanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também declarou o surto de coronavírus como pandemia em 11 de março.

Mas o Índice Medo e Ganância (ou M&G) está agora firmemente no território da “ganância”, à medida que os investidores têm esperança de que uma vacina possa ajudar a economia voltar ao normal. O índice estava em “Neutro” na semana passada, pouco antes de a Pfizer (PFE) anunciar dados positivos para sua vacina.

O valor do índice tende a subir e cair com o mercado mais amplo. Portanto, tempos de medo intenso costumam coincidir com os fundos do mercado no curto prazo, enquanto altos níveis de ganância podem ser uma indicação de que o mercado está superaquecido e que é um bom momento para vender algumas ações.

Desde o início do índice em 2012, o CNN Business tem usado o índice para ajudar a observar o clima de Wall Street. Algumas empresas de investimento também citaram o índice como uma ferramenta para monitorar o humor do mercado.

Segue uma análise mais detalhada dos sete indicadores do índice e o que eles significam para o investidor médio.

Volatilidade do mercado

A medida mais conhecida do humor do mercado é o Índice de Volatilidade CBOE (VIX) ou VIX. O VIX mede as flutuações de preço esperadas ou volatilidade nas opções do Índice S&P 500 nos próximos 30 dias. O índice costuma cair nos dias em que o mercado mais amplo sobe e sobe quando as ações despencam. Mas a chave é olhar para o VIX ao longo do tempo. Ele tende a ser mais baixo nos mercados em alta e mais alto quando os baixistas estão no controle. O índice M&G usa o aumento da volatilidade do mercado como um sinal de medo.

Opções de ações

Opções são contratos que dão aos investidores o direito de comprar ou vender ações, índices ou outros títulos financeiros a um preço e data acordados. Puts são a opção de venda, enquanto as calls são as opções de compra. Quando a proporção entre puts e calls está aumentando, geralmente é um sinal de que os investidores estão ficando mais nervosos. Uma proporção acima de 1 é considerada baixa. O índice M&G usa a opção baixista como sinal de Medo.

Momentum

É útil observar os níveis do mercado de ações em comparação com os níveis em que estiveram nos últimos meses. Quando o S&P 500 (SPX) está acima de sua média móvel ou contínua dos 125 dias de negociação anteriores, é um sinal de momentum positivo. Mas se o índice estiver abaixo dessa média, isso mostra que os investidores estão ficando nervosos. O Índice M&G usa um momentum de desaceleração como um sinal de Medo e um momentum de crescimento para Ganância.

Demanda de junk bonds

Os junk bonds (títulos pobres) apresentam um risco maior de inadimplência em comparação com outros títulos. Os rendimentos dos títulos (ou o retorno que você obtém ao investir em um deles) caem quando os preços sobem. Se os investidores buscam junk bonds, os rendimentos caem. Da mesma forma, os rendimentos aumentam quando as pessoas estão vendendo. Portanto, uma diferença menor (ou spread) entre os rendimentos de junk bonds e títulos do governo mais seguros é um sinal de que os investidores estão assumindo mais riscos. Uma propagação mais ampla mostra mais cautela. O índice M&G usa a demanda por junk bonds como sinal de Ganância.

Volume de negócios

O mercado é composto por milhares de ações. Todos os dias, investidores compram e vendem ativamente. Essa medida analisa a quantidade, ou volume, de ações na bolsa de Nova York, a NYSE, que estão subindo em comparação com o número de ações que estão caindo. Um número baixo (ou mesmo negativo) é um sinal de baixa. O índice M&G usa a diminuição do volume de negócios como sinal de Medo.

Demanda por refúgio seguro

As ações são mais arriscadas do que os títulos. Mas a recompensa por investir em ações no longo prazo é maior. Ainda assim, os títulos podem superar as ações em curtos períodos. A Demanda por Refúgio Seguro mostra a diferença entre os títulos do Tesouro e os retornos das ações nos últimos 20 dias de negociação. Os títulos se saem melhor quando os investidores estão com medo. O índice M&G usa o aumento da Demanda por Refúgio Seguro como sinal de medo.

Altas x baixas

Algumas ações grandes podem distorcer os retornos do mercado. É importante saber também quantas ações estão indo bem em comparação com aquelas que estão com problemas. Isso mostra o número de ações na NYSE em máximas de 52 semanas em comparação com aquelas em mínimas de 52 semanas. Quando há muito mais altas do que baixas, é sinal de alta e sinaliza ganância.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook