Primeira classe nas melhores aéreas tem cama de casal, caviar e carta de vinhos

Todo esse luxo cobra seu preço. Um bilhete de primeira classe pode custar quase dez vez mais caro que um assento na classe econômica

Vinícius Casagrande, colaboração para o CNN Brasil Business, em São Paulo
12 de dezembro de 2020 às 05:00 | Atualizado 14 de dezembro de 2020 às 15:12
Foto: Divulgação

Viajar na primeira classe é sinônimo de luxo, espaço de sobra para relaxar, boas refeições e muitos mimos. Algumas companhias aéreas vão ainda além e oferecem desde uma suíte privativa até refeições completas de chefs premiados internacionalmente.

Todo esse luxo cobra seu preço. Um bilhete de primeira classe pode custar quase dez vez mais caro que um assento na classe econômica.

Leia também:

Lufthansa testa assento 'leito' na econômica em voos entre São Paulo e Frankfurt
Sala VIP não é só para quem viaja em executiva. Veja como ter acesso

Apesar de muito lucrativa para as companhias aéreas, a primeira classe ocupa cada vez menos espaço dentro dos aviões. Segundo a consultoria britânica OAG, as principais empresas reduziram em quase 60% a quantidade de assentos dessa categoria.

Por outro lado, um pequeno grupo de passageiros frequentes não abre mão de ter todo esse atendimento premium. E se o objetivo é proporcionar sofisticação a bordo, algumas companhias não economizam em nada.

Conheça a seguir as cinco companhias aéreas com as melhores cabines de primeira classe do mundo, segundo o último ranking da Skytrax, considerado o "Oscar da aviação". O ranking é de 2019, já que em 2020 o prêmio foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus.

5º Qatar Airways

Foto: Divulgação

A bordo do gigante Airbus A380, a cabine de primeira classe da Qatar Airways conta com apenas oito assentos na configuração 1-2-1. É um ambiente exclusivo com poltronas espaçosas. O espaço é tão grande que durante as refeições duas pessoas podem almoçar ou jantar juntas (uma sentada na poltrona e outra na ampla área destinada ao descanso dos pés).

Foto: Divulgação

A refeição, aliás, é uma atração especial na primeira classe da Qatar. O tradicional conjunto de entrada, prato principal e sobremesa tem como um dos pontos altos o serviço de caviar. Servido em cristal italiano artesanal, o caviar Ossetra é acompanhado por uma cesta forrada de linho com blinis aquecidos feitos com soro de leite e torradas Melba crocantes. 

Foto: Divulgação

O passageiro tem tudo o que precisa para relaxar durante a viagem. A ampla poltrona reclina totalmente até virar uma cama. Logo no início da viagem, o passageiro recebe um kit de amenidades da marca Bric’s, além de pijamas da The White Company. Há dois banheiros exclusivos para a primeira classe, mas nenhum deles com chuveiro.

4º Etihad Airways

Os passageiros da primeira classe da Etihad contam com uma suíte privativa a bordo dos A380 da companhia. O espaço conta com uma porta de treliça para dar mais privacidade aos passageiros durante o voo. 

O luxo começa antes mesmo de sair de casa. A Etihad oferece um serviço de motorista particular para levar os passageiros de primeira classe até o aeroporto. Em alguns terminais, a Etihad conta com salas VIP específicas para a primeira classe.

Foto: Divulgação

A bordo, o passageiro tem uma ampla carta de vinhos à disposição. Para as refeições, a Etihad oferece serviço à la carte no horário em que o passageiro desejar. 

Para chegar renovado ao destino final, o passageiro da primeira classe ainda pode tomar um banho a bordo do A380 e aproveitar os produtos do kit de amenidades da marca italiana Aqua di Parma, que conta com protetor labial, loção corporal e colônia, além de máscara para os olhos, meias e escova e pasta de dentes. 

3º Air France

Chamada de La Première, a primeira classe da Air France conta com apenas quatro assentos. O espaço conta com uma decoração elegante com materiais como couros, suede, tecidos com toque de tweed e acabamentos metálicos.

Foto: Divulgação

As poltronas se transformam em uma cama de mais de 2 metros de comprimento e 77 centímetros de largura. Elas são equipadas com colchão com memória de forma, travesseiro e edredom. Em frente à poltrona, o entretenimento é garantido em uma tela de 24 polegadas.

Foto: Divulgação

A culinária merece destaque na La Première. Nos voos saindo de Paris, são servidas receitas originais de chefs premiados, como Michel Roth, Régis Marcon e Emmanuel Renaut, cujos pratos foram criados em homenagem a Joël Robuchon. As composições desses grandes chefs são renovadas a cada 4 meses. 

A carta de vinhos e champanhes foi elaborada por Paolo Basso, eleito melhor sommelier do mundo em 2013, e pelos especialistas em vinho Bettane e Desseauve. 

Foto: Divulgação

Na hora de cuidar do corpo, o passageiro da primeira classe não tem um chuveiro à disposição, mas conta com produtos da marca de beleza parisiense Carita. A nécessaire vem com o hidratante Crème des lagons, um adesivo anti-fadiga, um creme para mãos e um bálsamo labial. Para dormir durante o voo, o passageiro recebe pijama de algodão, pantufas e meias.

2º Lufthansa

Foto: Divulgação

O atendimento personalizado aos passageiros da primeira classe da Lufthansa começa assim que chegam ao aeroporto. Uma assistente pessoal acompanha o viajante em todos os procedimentos até o momento do embarque no avião. No aeroporto de Frankfurt (Alemanha), há até mesmo um terminal exclusivo para os passageiros da primeira classe, que chegam até o avião a bordo de um carro de luxo pelo pátio do aeroporto.

Foto: Divulgação

A primeira classe está presente nos aviões dos modelos Boeing 747-8, Airbus A380 e Airbus A340-600. A Lufthansa voa para o Brasil com o Boeing 747-8. São apenas oito assentos localizados na parte frontal do andar inferior do jumbo. 

Foto: Divulgação

Os passageiros contam com um amplo espaço individual. Na hora de relaxar, basta solicitar à comissária de bordo que ela transforma a poltrona em uma cama com dois metros de comprimento, com colchão confortável e edredom de temperatura regulável. 

Foto: DIvulgação

Para as refeições, a Lufthansa conta com um cardápio preparado por grandes chefs internacionais. Para acompanhar, a carta de vinhos foi selecionada pelo sommelier campeão do mundo e “Maste of Wine” Markus del Monego. O destaque, porém, é o serviço de caviar servido como prato separado em voos diurnos e noturnos da Lufthansa.

1º Singapore Airlines

O título de melhor primeira classe do mundo foi conquistado pela Singapore Airlines após a companhia aérea implementar as suítes privativas nos aviões Airbus A380. Elas são equipadas com cama, poltrona giratória, mesa, televisão de 32 polegadas e guarda-roupa. Para quem viaja acompanhado, é possível transformar uma suíte individual em um grande quarto de casal.

Foto: Divulgação

Na hora das refeições ou para momentos de trabalho, cada passageiro ainda conta com uma poltrona de couro, que reclina até 45° e gira 270°. Em frente a ela, é possível abrir uma mesa de trabalho ou refeição. A privacidade é garantida com portas deslizantes, que isolam o ambiente. 

Foto: Divulgação

A culinária é outro destaque da primeira classe da Singapore. Os passageiros podem escolher o menu com 24 horas de antecedência do voo. Há opções de lagosta, comida chinesa, indiana, entre outras.

Foto: Divulgação

Para chegar ao destino final ainda mais revigorado, os seis passageiros da primeira classe que voam no A380 da companhia têm dois banheiros exclusivos. Eles são bem espaçosos, mas ficou faltando um chuveiro a bordo. O kit de amenidades da marca francesa Lalique inclui itens como loção corporal, protetor labial, sabonete e até uma vela, além de um pijama da marca.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook