Gmail, Google Drive e YouTube apresentam instabilidade

Pelo Twitter, conta do Google Workspace disse ter resolvido o problema e agradeceu usuários

Manuela Tecchio, do CNN Brasil Business, em São Paulo
14 de dezembro de 2020 às 09:09 | Atualizado 14 de dezembro de 2020 às 13:32
Logotipo do Google: plataformas da gigante de tecnologia saíram do ar nesta segunda (14)
Foto: Charles Platiau - 1.set.2020/ Reuters

Algumas das principais plataformas do Google apresentam instabilidade na manhã desta segunda-feira (14). Usuários relataram problemas para efetuarem o login no Gmail e suas ferramentas, como o Google Drive e o Google Meet, e até mesmo para acessar o YouTube.

O site DownDetector registrou as primeiras reclamações sobre o email do Google às 8h22 desta manhã. Entre as queixas, 83% dos usuários estavam tendo problemas para logar na conta e 15% nem sequer conseguiram acessar a página inicial.

Leia também:
Google vai oferecer 'graduação' de seis meses; curso de TI custa US$49/mês
Netflix testa modo aleatório para quem não consegue decidir o que assistir

Também às 8h23 começaram os registros de erro na homepage do YouTube. Os principais comentários são de brasileiros preocupados com seus arquivos: "Eu preciso de um arquivo que está lá", disse Dashiel Rocco. Outro comentário, do usuário @RomuloF27 registrava problemas em quase todos os serviços do email: "Caiu tudo aqui! Calendar, YouTube, Gmail, Chat, Meet", escreveu.

Somente entre os usuários do YouTube, pelo menos 12.000 pessoas foram afetadas em várias partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido e a Índia, de acordo o DownDetector.

Pelo Twitter, a conta do Google Workspace disse estar atenta ao problema. "Estamos cientes do problema com vários dos nossos produtos e nossas equipes estão investigando o que aconteceu. As atualizações estão sendo postadas no nosso painel de status", diz o post. 

Poucos minutos depois, a mesma conta tuitou que os problemas foram resolvidos. "Tudo pronto, pessoal. Obrigado por ficarem com a gente!"

Procurada pelo CNN Brasil Business, a assessoria de imprensa do Google respondeu o seguinte:

"Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período."

"O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro", disse em nota o porta-voz do Google.

O status de funcionamento de cada plataforma pode ser acompanhado neste link.

Mensagem de erro no YouTube: usuários relatam problema para acessar a plataforma nesta segunda (14)
Foto: Reprodução/YouTube