Dos 5.570 municípios brasileiros, oito representam 25% do PIB nacional

De acordo com a pesquisa do IBGE, São Paulo possui a maior participação no PIB brasileiro com 10,2%

Lucas Janone da CNN, no Rio de Janeiro
16 de dezembro de 2020 às 10:38
Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo
Foto: Guilherme Cunha / Prefeitura de São Paulo


As cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Osasco (SP) são responsáveis por 25% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, de toda a riqueza produzida pelo país no ano. O levantamento divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (16), usou como base os dados de 2018.

De acordo com a pesquisa, São Paulo possui a maior participação no PIB brasileiro com 10,2%. Apenas a capital paulista movimentou R$ 7 bilhões na economia nacional em 2018. Na segunda colocação, o Rio de Janeiro gerou 5,2% de todas as riquezas do país, equivalente a R$ 3,5 bilhões.  Brasília aparece na terceira colocação com 3,6%. 

Leia mais:
Brasil tem 19,7 milhões de empresas ativas, diz Mapa de Empresas
Gastos sincronizados em infraestrutura pelo G20 podem impulsionar PIB global

Belo Horizonte e Curitiba ficaram na quarta e quinta colocação com 1,3% e 1,2% da participação nacional, respectivamente. Manaus, Porto Alegre e Osasco fecharam a lista com 1,1% cada. 

O levantamento mostra ainda que São Paulo e Rio de Janeiro representam, sozinhos, 25% de toda a produção econômica no Brasil e concentram 20% da demanda de serviços no país.

Outro motivo para a concentração econômica está relacionado com a densidade populacional. Segundo o IBGE, pelo menos 40% dos brasileiros estão concentrados em apenas 71 municípios. Já os 1.346 municípios de menores PIBs responderam, em 2018, por cerca de 3% da população.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook