Ford Bronco e sedan do Homem de Ferro: carros que devem chegar ao Brasil em 2021

A Ford, que passa por uma reformulação global, deve reforçar seu portfólio para se posicionar como opção ao público de alta renda

Leonardo Guimarães, do CNN Brasil Business, em São Paulo
03 de janeiro de 2021 às 05:00 | Atualizado 04 de janeiro de 2021 às 11:10
Ford Bronco
Foto: Arte/CNN

O último ano foi muito desafiador para a indústria automotiva, e alguns lançamentos foram adiados por causa da pandemia de Covid-19. Para este ano, as montadoras tiram das gavetas os projetos que foram pausados.

Entre os lançamentos, a estratégia de duas montadoras chama atenção. A Ford, que passa por uma reformulação global, deve reforçar seu portfólio e tentar se posicionar como uma opção para o público de alta renda. Chega ao Brasil a atualização do Mustang, o clássico muscle car da montadora.

Leia também:
SUVs: T-Cross, da Volkswagen, caminha para destronar carros da Jeep em 2020
Strada, Tracker e elétrico da Audi: relembre carros lançados em 2020 no Brasil

Já a Audi continua sua ofensiva elétrica. Dos quatro carros que devem ser lançados pela marca alemã no Brasil em 2021, apenas um é movido por gasolina e diesel. Entre os lançamentos da montadora está o carro mais potente já fabricado pela empresa, que também é elétrico. 

A Fiat, que por enquanto só confirmou a chegada do 500 elétrico ao Brasil, promete lançar seu primeiro SUV e entrar em um mercado extremamente concorrido e que vem crescendo no mercado nacional. Atualmente, o líder do segmento é o T-Cross, da Volkswagen

Veja a lista de novidades já confirmadas para 2021 –lembrando que a maioria das montadoras não revela o calendário de lançamentos.

Peugeout 208 e-GT

A lista já começa com um carro elétrico. A Peugeot manteve o design do Novo 208 “normal”, movido a etanol e gasolina, e mostrou que os elétricos podem ter a cara de um carro comum. 

O modelo fabricado na Argentina chega ao Brasil nos próximos meses. O preço do carro ainda não foi divulgado pela montadora francesa. Por enquanto, o o JAC iEV20 é o carro elétrico mais barato do Brasil, vendido a R$ 139.990.

Peugeot 208 GT
Foto: Divulgação/Peugeot

A Ford confirmou o lançamento do SUV Bronco em 2020. O carro chega ao Brasil para concorrer com o Jeep Compass e preencher uma lacuna no portfólio da montadora, que tem um espaço em branco entre a EcoSport e a Territory, lançada no ano passado. 

A família Bronco tem três versões. Duas delas foram feitas para conquistar o público que gosta de se aventurar fora do asfalto e outra tem uma pegada mais urbana. 

Ford
Foto: Divulgação/Ford

Mustang Mach 1 

Esta é uma versão intermediária, que se coloca entre o Mustang GT e o Mustang Shelby. O novo muscle car ganhou um motor V8, que se tornou um símbolo de desempenho para os carros dessa categoria. 

Esta é uma novidade que empolga os fãs do carro que faz parte da história dos Estados Unidos. O Mustang está presente nas concessionárias brasileiras da Ford desde 2018.

Ford Mustang Mach 1
Foto: Divulgação/Ford

Ranger Black 

A Ford deve lançar a nova geração de picapes Ranger só em 2023. Enquanto isso não acontece, a montadora lança uma versão com vários detalhes pretos para ganhar um tempo de respiro. 

Apesar de ter os mesmos atributos de suas irmãs, a Ford deve vender a Ranger Black com o argumento de que a nova picape é ideal para quem quer “superar os desafios das grandes cidades”.

Ford Ranger Black
Foto: Divulgação/Ford

Volkwagen Taos

O novo SUV da montadora alemã se posiciona acima do T-Cross, que vendeu bem em 2020, e abaixo do Tiguan All Space. O carro tem radar detector de pedestres, sistema de frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego traseiro e detector de pontos cegos. 

Volkswagen Taos
Foto: Divulgação/Volkswagen

Audi A3

2021 é um ano de incertezas para a Audi. A empresa não confirma se vai continuar a operar sua fabrica em São José dos Pinhais, no Paraná. Enquanto isso, vai importar o novo A3, que chega à quarta geração com design renovado. 

Audi A3
Foto: Divulgação/Audi

e-tron GT

Este é o carro usado por Tony Stark, o Homem de Ferro da Marvel, no último filme da franquia Vingadores. O modelo de luxo chega ao Brasil como o terceiro carro elétrico da Audi a ser vendido por aqui. 

O modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcança uma velocidade máxima de 240 km/h. As baterias do e-tron GT dão a ele autonomia de 400 quilômetros. 

Audi
Foto: Divulgação/Audi

e-tron Sporback S

Mais um elétrico chega ao Brasil em 2021. No nome, o novo modelo só tem um "s" de diferença para o e-tron Sportback, mas, na prática, ganha um motor e fica com três motores elétricos. Com a mudança, cada uma das rodas traseiras tem um motor independente. 

Ele anda mais rápido que seu primo sem o S, mas não vai tão longe. A nova versão vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, contra 5,7 segundos do modelo convencional. O irmão mais velho, por outro lado, tem autonomia de 446 quilômetros contra 360 quilômetros do Sportback S. 

Audi e-tron Sportback S
Foto: Divulgaçã/Audi

RS e-tron GT

A ofensiva elétrica da Audi inclui, agora, sua linha mais potente. O elétrico com assinatura RS é o oitavo da linha esportiva da montadora alemã a chegar ao Brasil desde o ano passado. Este é o carro mais potente já fabricado pela Audi. 

Audi RS e-tron GT
Foto: Divulgação/Audi

500 elétrico

Além de seu primeiro SUV, a Fiat vai lançar uma versão de um carro já muito conhecido. O 500 será o primeiro véiculo 100% elétrico vendido pelo grupo FCA. A versão sustentável do hatch chega ao Brasil no meio do ano, segundo a montadora. 

Fiat 500 elétrico
Foto: Divulgação/Fiat

Kicks 2021

O lançamento da nova versão do SUV no Brasil é aguardado para o mês que vem. A Nissan ainda não deu detalhes sobre o carro, mas o mercado fica de olho nos lançamentos em outros países para ter uma pista do que vai chegar aqui. No Japão, o carro ganhou uma grade frontal consideravelmente maior e manteve o design da traseira. 

Nissan Kicks
Foto: Divulgação/Nissan