Aposentados do INSS começam a receber benefício com reajuste a partir do dia 25


Thâmara Kaoru, do CNN Brasil Business, em São Paulo
12 de janeiro de 2021 às 15:51 | Atualizado 13 de janeiro de 2021 às 08:25
Notas de dinheiro
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão começar a receber o benefício com reajuste a partir do dia 25 de janeiro.

A data do pagamento vai depender do valor que o segurado recebe e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. No dia 25, por exemplo, começam a receber os segurados que têm número final 1 e ganham até um salário mínimo. A partir do dia 1º de fevereiro, começam a receber aqueles que ganham mais do que o piso nacional. Os pagamentos seguem até 5 de fevereiro.

Os segurados que ganham acima do salário mínimo terão um aumento de 5,45% neste ano, seguindo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 2020. Se começou a receber o benefício a partir de fevereiro do ano passado, o índice de reajuste vai variar conforme o mês de início da concessão. 

Já aqueles que ganham o piso nacional terão um aumento menor, de 5,26%, seguindo o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.045 para R$ 1.100.

Confira das datas

O número final do benefício não considera o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 - 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9. As datas também são separadas entre quem recebe até um salário mínimo e quem ganha mais do que isso. Veja:

Os segurados que recebem aposentadoria, pensões e auxílios também podem verificar as datas de pagamento ao longo de todo ano de 2021