Aprenda a equilibrar o orçamento usando a planilha de gastos do CNN Business

Controlar as despesas com a ajuda de uma planilha financeira é o primeiro passo para realizar grandes objetivos

Estela Aguiar*, do CNN Brasil Business, em São Paulo
19 de janeiro de 2021 às 05:00
Economias
Foto: Micheile Henderson / Unsplash

Se já era difícil manter o orçamento equilibrado em meio a tantos boletos, com a escalada do desemprego e a redução do salário de milhares de brasileiros em 2020 a tarefa se tornou quase impossível. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, é possível adotar alguns hábitos para tentar ficar com as contas no azul. Um deles é se organizar financeiramente.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o CNN Brasil Business disponibiliza uma planilha para que você anote os seus gastos, mantenha suas contas em dia e planeje os seus objetivos financeiros (seja investir, seja fazer uma viagem com a família).

Clique aqui para acessar a planilha. Depois, no canto superior direito, clique em "Fazer o download".

Formulada por Michael Viriato, consultor financeiro e professor do Insper, a planilha permitirá que você visualize o quanto ganha e o quanto gasta, e faça os ajustes necessários.

Controle e compromisso

Para ter as finanças em dia, é necessário ter o compromisso de registrar tudo que entra e sai da sua conta e carteira —sem deixar escapar aquele cafezinho na padaria ou o mimo comprado no e-commerce. É assim que você vai ter uma noção exata de como está financeiramente. 

Ao anotar a sua receita, como salário, bônus e renda extra, é essencial optar pelo valor líquido, já com os descontos que costumam ter. Afinal, o salário bruto não entra na sua conta.

Em seguida, é importante definir metas e prazos. Assim, fica mais fácil visualizar o porquê de se fazer o controle. Também ajuda a prever quanto tempo será necessário cortar alguns gastos para atingir o objetivo estipulado.

Como usar a planilha

Esclarecidos os pontos primordiais para iniciar a sua mudança financeira, entenda como a planilha funciona.

Ao abrir a planilha do CNN Brasil Business, o usuário vai encontrar três abas. A primeira é o “Painel”, a segunda, “Orçamento previsão”, e a terceira, “Orçamento realizado”.

No Painel, você vai ter um resumo da sua trajetória financeira. Também consegue identificar quais são os seus principais gastos e se estão dentro do que você havia estipulado.

“Quando ele começa a iniciar os registros do orçamento realizado, é possível visualizar no painel com o que ele está gastando mais”, destaca Viriato. 

Ou seja, serve para ter uma visão do todo. Não é necessário mexer em nada —tudo é feito automaticamente a partir das informações que você acrescentar nas demais abas.

Já na segunda aba, chamada “Orçamento previsão”, o último quadro a ser preenchido é o primeiro. É que ele é o resumo dos demais. Logo, comece com o quadro chamado Renda. 

Em Renda, preencha o seu salário, outras receitas e rendimentos com investimentos (caso tenha) planejados para o ano. Sim, você deve completar todos os meses até dezembro. Aqui se trata de projeção, de previsão.

Em seguida, preencha até a coluna de dezembro com os gastos estimados com habitação. Nessa categoria, entram os custos com financiamento / aluguel, condomínio, serviços públicos, celular, internet e TV, e outros (como contas de água, gás e luz).

O próximo item é alimentação. A ideia é projetar quanto você gasta ou gostaria de gastar mensalmente com supermercado, restaurante e o cafezinho perto do trabalho. Aí você anota essas projeções até dezembro.

Repita o procedimento com transporte (financiamento do carro, combustível, transporte público, licenciamento / IPVA), saúde (planos de saúde, médico / dentista, remédios), lazer (viagem, vestuário, passeios), educação (mensalidade, materiais) e diversos — algo importante que não esteja contemplado nas categorias anteriores.

*Com supervisão de Natália Flach