Criptomoeda ou meme? Dogecoin sobe até 600% em semana caótica de Wall Street

Trata-se da última reviravolta bizarra na revolta do investidor de varejo que está nas primeiras páginas jornalísticas em todo o mundo

Michelle Toh, do CNN Business
29 de janeiro de 2021 às 10:35
Foto: MazRx/Wikimedia Commons

A moeda virtual dogecoin, que originalmente começou como uma paródia da internet baseada em um meme viral de cachorro, disparou 373% nas últimas 24 horas, de acordo com a Coinbase. Em um ponto, esse avanço era de 613%. Um dogecoin agora vale meros US$ 0,0469, mas ainda assim a criptomoeda está em níveis recordes.

Trata-se da última reviravolta bizarra na revolta do investidor de varejo que está nas primeiras páginas jornalísticas em todo o mundo. O aumento ocorreu depois que um fórum popular do Reddit - não muito diferente do grupo Wall Street Bets por trás do avanço da GameStop - decidiu comprar a moeda digital.

No subfórum Satoshi Street Bets, vários usuários convocavam um rally de dogecoin na quarta-feira (27). Satoshi se refere a Satoshi Nakamoto, o nickname do autoproclamado inventor do bitcoin.

Os usuários estão encorajando outros a comprarem, declarando que podem impulsionar o valor da criptomoeda "para a lua". Por horas, a página foi inundada com memes e imagens de um shiba inu, a raça de cachorro no centro do meme da internet que inspirou dogecoin.

Um dos membros combinou uma compra "coordenada" às 21h00 (Hora Central dos EUA). Outros pediram a investidores na Índia e na Europa que ajudassem a sustentar a moeda virtual durante a noite nos Estados Unidos.

Até Elon Musk entrou em ação, na quinta-feira postando a foto de uma capa de revista falsa intitulada "Dogue" em vez de "Vogue". 

O CEO da Tesla já se envolveu em brincadeiras semelhantes antes. No mês passado, ele espalhou a palavra sobre a criptomoeda, tweetando: "Uma palavra: Doge." Ele até atualizou temporariamente sua biografia no Twitter para "Ex-CEO da Dogecoin". Meses antes, Musk tuitou outra imagem do dogecoin, fazendo o preço subir 14%.

A emoção desta semana foi palpável. A capitalização de mercado da Dogecoin disparou 380% nas últimas 24 horas e atualmente está em US$ 6,9 bilhões, de acordo com o rastreador de criptomoedas CoinMarketCap. Seu volume de negócios cresceu 2.200% no mesmo período.

"Vamos fazer Elon se gabar por nós", escreveu um usuário do Reddit. "Cabe a nós decidir quanto vale o DOGE", disse outro usuário. "E não vou vender minha posição por centavos."

Texto traduzido, clique aqui para ler o original