Corretoras voltam a negociar e ações da GameStop sobem 100% no pré-mercado

As plataformas de negociação como a Robinhood, que restringiram a negociação das ações, ajudaram a provocar uma queda abrupta dos papéis na quinta

Paul R. La Monica, do CNN Business
29 de janeiro de 2021 às 09:42
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores, Ações, Investimentos
Foto: Vecteezy

Os traders da GameStop colocaram as ações da empresa em uma corrida selvagem na quinta-feira (28), e parece que haverá outra sessão maluca nesta sexta-feira (29). As ações chegaram a avançar 100% no pré-mercado, voltando a se aproximar dos US$ 400.

Na quinta, o papel havia perdido mais de 44% do seu valor, depois de subir quase 40% em um ponto no início do dia. As plataformas de negociação como a Robinhood, que restringiram a negociação das ações, ajudaram a provocar essa queda abrupta.

 "Monitoramos continuamente os mercados e fazemos mudanças onde necessário. À luz da volatilidade recente, estamos restringindo as transações de certos títulos apenas para o fechamento de posições", disse Robinhood em um comunicado, acrescentando que também estava fazendo isso para AMC (AMC), BlackBerry (BB), Bed Bath & Beyond (BBBY), Nokia (NOK) e três outras ações.

"Em meio à volatilidade significativa do mercado, é importante como sempre ajudar os clientes a se manterem informados", acrescentou a plataforma.

A revolta dos investidores foi rápida e, horas após a implementação das restrições, o site disse que retomaria as compras limitadas desses títulos a partir de sexta-feira. As ações da GameStop subiram nas negociações de pré-mercado na sexta-feira, ganhando 100% a partir das 6h da manhã (horário de Brasília).

"Esta foi uma decisão de gerenciamento de risco, e não foi feita de acordo com os criadores de mercado para os quais nos dirigimos", disse Robinhood em um blog. "Estamos começando a abrir a negociação de alguns desses títulos de maneira responsável."

As ações da GameStop (GME) caíram mais de 60% em um ponto e pararam de ser negociadas várias vezes na quinta-feira, depois de terem disparado nas últimas semanas devido ao apoio de investidores individuais no Reddit. 

Dois fundos negociados em bolsa com posições significativas na GameStop também despencaram na quinta-feira. O ETF Wedbush ETFMG Video Game Tech (GAMR) e o SPDR S&P Retail ETF (XRT) caíram cerca de 10%, mas cada um deles ainda está acima de 25% até agora este ano.

Apesar das perdas de quinta-feira, as ações da GameStop ainda estão em alta de quase 950% em 2021 - passando de pouco menos de US $ 20 no final de 2020 para um preço atual de cerca de US $ 195. É em grande parte por causa de um exército de investidores que estão comprando as ações para prejudicar os fundos de hedge que apostaram contra a GameStop.

O fenômeno é chamado de short squeeze. Um investidor que pensa que uma ação vai cair toma emprestado as ações e as vende, na esperança de comprá-las de volta por um preço mais baixo e embolsar a diferença antes de pagar o empréstimo.

O problema é que um vendedor a descoberto pode ser prejudicado se as ações que tomaram emprestado continuarem subindo. As perdas, em teoria, são infinitas. Isso cria outro frenesi de compra, à medida que os vendedores a descoberto correm para comprar de volta as ações antes que subam ainda mais.

Uma comunidade no Reddit chamada Wall Street Bets tem liderado a cruzada contra os vendedores a descoberto. Especialistas dizem que o aumento das negociações sem taxas devido à popularidade de corretoras online como a Robinhood apenas torna ainda mais fácil para os investidores individuais continuarem investindo nas ações da GameStop.

O fenômeno GameStop conquistou Wall Street - e toda a América, aliás - como uma tempestade. A Casa Branca disse que está investigando o aumento maciço das ações. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi questionado sobre isso durante uma entrevista coletiva na quarta-feira.

Não está claro quanto tempo esse curto aperto pode durar. A corretora online TD Ameritrade, que agora pertence a Charles Schwab, começou a limitar o comércio de GameStop e outras ações que também ganharam popularidade no Reddit, como a rede de cinemas AMC.

E a unidade de consultoria financeira do Wells Fargo proibiu os funcionários de fazer recomendações aos clientes sobre GameStop e AMC.

A grande preocupação é que os investidores médios podem estar ignorando os riscos de longo prazo sobre GameStop enquanto procuram um ganho rápido de curto prazo.

Embora a varejista tenha relatado resultados decentes nas festas de fim de ano e agora tenha o apoio do cofundador da Chewy (CHWY) Ryan Cohen, a GameStop ainda está perdendo dinheiro, já que as vendas de videogames têm mudado cada vez mais da compra de um cartucho em uma caixa em uma loja física para um modelo de download.

"As ações da GameStop estão sendo negociadas completamente livres dos fundamentos e isso é perigoso", disse David Trainer, CEO da New Constructs, uma empresa de pesquisa de investimentos, em um e-mail para o CNN Business.

Texto traduzido. Leia o original, em inglês.