Bolsas da Ásia fecham em alta, antes de feriado chinês de uma semana

O apetite por risco predominou na Ásia nesta quarta, apesar de Wall Street ter interrompido ontem uma sequência de seis pregões positivos

Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo
10 de fevereiro de 2021 às 07:33
bolsa china
Foto: Aly Song/Reuters

As bolsas asiáticas terminaram os negócios desta quarta-feira em alta, com investidores se preparando para o feriado do ano-novo chinês, que se estenderá por uma semana. Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 1,43%, a 3.655,09 pontos, em seu terceiro pregão seguido de ganhos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,75%, a 2.460,54 pontos. Nesta semana, prevaleceu um tom positivo antes do feriado do ano-novo lunar, que manterá os mercados chineses fechados entre quinta-feira (11) e a próxima quarta-feira (17).

Nos próximos dias, também há feriados previstos no Japão, na Coreia do Sul, em Hong Kong e em Taiwan.

Em Tóquio, o japonês Nikkei se valorizou 0,19% hoje, a 29.562,93 pontos, renovando máxima em 30 anos, com destaque para a Toyota, cuja ação subiu 1,7%, após a montadora divulgar balanço trimestral melhor do que o esperado. Já o Hang Seng teve alta de 1,91% em Hong Kong, a 30.038,72 pontos, e o sul-coreano Kospi avançou 0,52% em Seul, a 3.100,58 pontos.

Nesta madrugada, foram divulgados os números mais recentes de inflação da China. O índice de preços ao produtor (PPI, pela sigla em inglês) subiu 0,3% em janeiro ante igual mês do ano passado, depois de apresentar queda anual de 0,4% em dezembro. O índice de preços ao consumidor (CPI), por sua vez, tomou a direção contrária, ao sofrer um declínio anual de 0,3% em janeiro, revertendo alta de 0,2% do mês anterior.

O apetite por risco predominou na Ásia nesta quarta, apesar de Wall Street ter interrompido ontem uma sequência de seis pregões positivos. Nas últimas sessões, a perspectiva de que os EUA aprovem um novo pacote fiscal trilionário e dados mostrando desaceleração do contágio da covid-19 ajudaram a sustentar os negócios no continente asiático.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu as asiáticas hoje, e o S&P/ASX 200 avançou 0,52% em Sydney, a 6.856,90 pontos.