Volta do auxílio fora do teto e Petrobras dão novas preocupações ao mercado

Neste episódio, ouça as impressões do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a recuperação econômica do país

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
10 de fevereiro de 2021 às 06:59
Abertura de Mercado
Capa do podcast Abertura de Mercado
Foto: CNN Brasil

Duas falas do presidente Jair Bolsonaro foram suficientes para causar uma verdadeira reviravolta no mercado financeiro nesta terça (8).

A primeira foi a declaração de que o Auxílio Emergencial deve mesmo voltar. A segunda, um aviso de que a Petrobras vai anunciar em breve um novo aumento nos preços dos combustíveis.

O acesso do presidente a essa informação levantou suspeitas de que, de fato, a estatal pode estar sofrendo influência do governo federal. 

Neste episódio, ouça as impressões do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a recuperação econômica do país.

O governo pressiona o Congresso para aprovação do orçamento anual, argumentando que os funcionários do Banco Central podem ficar sem salário a partir de março.

Ouça também sobre a persistência da falta de insumos na indústria e sobre a censura do governo chinês ao aplicativo Clubhouse. 

Na agenda desta quarta-feira (10), o IBGE divulga as vendas do varejo no mês de dezembro e em 2020. Em Brasília, o projeto de autonomia do Banco Central deve ser votado na Câmara.