Reino Unido terá 1º título verde soberano do mundo voltado ao pequeno investidor

Medida faz parte do esforço para criar uma economia com zero emissões de carbono até 2050

William Schomberg, da Reuters
28 de fevereiro de 2021 às 14:19
Mulher de máscara no Reino Unido.
Reino Unido
Foto: Maja Hitij/Getty Images

 

O governo do Reino Unido planeja emitir os primeiros títulos verdes soberanos do mundo para investidores de varejo, como parte de seu esforço para criar uma economia com zero emissões de carbono até 2050.

Os chamados "savings bonds" — títulos oferecidos a pequenos investidores (ou de varejo) — financiarão projetos em áreas como energia renovável e transporte limpo e serão ofertados neste ano, disse o Tesouro.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, também se comprometeu com a emissão dos chamados "green gilts" — gilts (títulos soberanos britânico) verdes — destinados a investidores institucionais, como parte de seus planos de financiamento para o ano financeiro de 2020/21, que serão anunciados em seu relatório orçamentário na quarta-feira.

O Tesouro informou na noite de sábado que Sunak também anunciará no relatório de Orçamento três programas que receberão fundos do Net Zero Innovation Portfolio. Com 1 bilhão de libras disponíveis, a carteira visa acelerar a comercialização de tecnologias, sistemas e processos de baixo carbono nos setores de energia, edifícios e industriais.