Receita libera cópia digital da última declaração do IR para os contribuintes

Veja o passo a passo de como solicitar o serviço no e-CAC

Aline Macedo, do CNN Brasil Business, em São Paulo*
10 de março de 2021 às 18:25
Receita Federal
Página da Receita Federal no celular
Foto: Marcello Casal Jr. - 21/03/2019/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (10), a Receita vai liberar cópia digital da última declaração de imposto de renda (IR) do contribuinte. A medida evita que ele tenha que se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita — preservando o isolamento social durante a pandemia da Covid-19. 

É possível ter acesso à declaração do ano anterior por meio do Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital), localizado no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Até então, esse serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível apenas para quem tivesse certificado digital.

Veja o passo a passo de como solicitar o serviço no e-CAC:

1.   Acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo)

2.   Clique em "Abrir Dossiê Digital de Atendimento"

3.   Escolha a área de concentração "Cópia de Documentos"

4.   Selecione o serviço "Obter cópia da última DIRPF entregue"

É necessário que a solicitação seja gerada em nome do titular da declaração que pretende receber cópia. Logo, o login no e-CAC tem que ser feito pelo responsável pela declaração.

A cópia da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos será inclusa em anexo ao processo aberto. O contribuinte poderá ter acesso pela opção “Meus Processos”.

Caso tenha o certificado digital, o contrinuinte pode baixar a cópia da declaração de qualquer ano por meio do sistema de cópia de declaração no e-CAC. 

*Com supervisão de Natália Flach