Fortalecimento da indústria deve ser prioridade segundo 90% dos brasileiros

A conclusão é da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: indústria brasileira na visão da população, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria

Anna Russi, do CNN Brasil Business, em Brasília
Operário trabalha em montadora; indústria automotiva; carros; veículos
Montadora  • Foto: Nacho Doce/Reuters
Compartilhar matéria

 

Nove em cada dez brasileiros concordam totalmente ou em parte que ter uma indústria forte deve ser prioridade para acelerar a retomada do crescimento no país. Isso porque a maior parte da população considera o setor importante para o desenvolvimento econômico: 97% dos brasileiros acham que, para a economia crescer, a indústria também precisa crescer. 

A conclusão é da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: indústria brasileira na visão da população, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (17). Ao todo, foram ouvidas 2002 pessoas, entre 5 e 8 de dezembro de 2020.

A pesquisa aponta que, para 84% dos entrevistados, “ter uma indústria fraca é ruim para a população do país”. Além disso, enquanto 94% defendem mais investimento no setor industrial, 98% dos participantes acreditam que a indústria é importante ou muito importante para a criação de empregos. 

Trabalho no setor 

A Indústria puxou a criação de vagas em janeiro deste ano, abrindo 90.342 postos de trabalho formal, de acordo com o Caged. 

Não à toa, a pesquisa da CNI concluiu ainda que 80% dos brasileiros encorajariam os filhos a trabalhar no setor industrial. Em 2014, esse percentual era de 74%. 

Apesar da importância da Indústria, 60% da população avalia que a indústria está desaparecendo. Para 85%, a indústria enfrenta custos elevados. 

"Ainda assim, dois em cada três brasileiros consideram a indústria brasileira moderna e capaz de concorrer com as indústrias de outros países", pondera a CNI.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos