YouTube testa ferramenta que identifica produtos em vídeos publicados

A novidade do YouTube é a chance perfeita para o Google -- dono da plataforma -- se lançar de vez no mercado de links afiliados lucrativos

Tamires Vitorios, do CNN Brasil Business
22 de março de 2021 às 16:47
YouTube diminui resolução padrão de vídeos para evitar sobrecarga da internet
Foto: Dado Ruvic - 28.mar.2018/ Reuters

 

Em mais um movimento das gigantes de tecnologia em caminhar lado ao lado com o varejo, o YouTube está testando uma ferramenta que permitirá que o usuário identifique um determinado produto mostrado nos vídeos publicados na plataforma. Os testes começaram nos Estados Unidos nesta segunda-feira (22). 

Segundo o YouTube, a nova ferramenta "vai mostrar uma lista de produtos em alguns vídeos, bem como produtos relacionados". "A ferramenta vai aparecer entre a lista de vídeos recomendados para quem estiver vendo abaixo do player de vídeo", diz a companhia. "A nossa meta é ajudar as pessoas a explorar mais vídeos e informações sobre os produtos no YouTube", conclui. 

A novidade segue uma tendência que outras empresas e redes sociais já vêm adotando, como o Instagram que permite inserir etiquetas de preço e realizar compras dentro da plataforma.

A novidade do YouTube, portanto, é a chance perfeita para o Google -- que é dono da plataforma -- se lançar de vez no mercado de links afiliados lucrativos, ao mesmo tempo em que tenta comercializar os vídeos de forma direta.