Bezos vai leiloar um assento na 1ª viagem comercial de passageiros ao espaço

Qualquer pessoa pode dar lances para tentar embarcar na primeira missão comercial da Blue Origin que vai ocorrer em 20 de julho

Jackie Wattles, do CNN Business
05 de maio de 2021 às 17:06 | Atualizado 05 de maio de 2021 às 18:05
Foguete New Shepard da Blue Origin
Foto: REUTERS/Isaiah J. Downing/Foto de arquivo

 

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, finalmente definiu uma data para a primeira missão comercial de passageiros após seis anos realizando testes na nave New Shepard. O dia escolhido é 20 de julho.

A empresa anunciou também que um dos primeiros passageiros será o vencedor de um leilão online. Sim, qualquer pessoa pode dar um lance no site da Blue Origin, de acordo com um tuíte postado na manhã desta quarta-feira (5).

A primeira rodada do certame ocorre entre hoje até o dia 19 de maio, com lances lacrados. Na rodada seguinte, no dia 19, os lances serão abertos. Um terceiro leilão ocorrerá, ao vivo, no dia 12 de junho para chancelar o nome do passageiro.

Os lucros do leilão serão doados ao Club for the Future, fundação não-governamental que visa inspirar as crianças a estudar ciência e tecnologia.

Os preços dos ingressos da Blue Origin têm sido objeto de especulação há anos e parece que o mistério continuará. Ainda não está claro quanto a passagem deve custar nem quem são os outros passageiros que estarão a bordo do primeiro voo ou mesmo quanto pagaram.

O assento leiloado será o único à venda ao público geral neste primeiro voo, sendo os demais assentos preenchidos por pessoas selecionadas pela Blue Origin.

De acordo com o site da empresa, no entanto, existem alguns pré-requisitos para ingressar no New Shepard: todos devem ter 18 anos ou mais, estar em boa forma física para subir sete lances de escada em um minuto e meio, ter entre 1,50 a 2 metros de altura e pesar entre 50 kg e 101 kg.

Os passageiros também devem ser capazes de apertar e soltar o cinto do assento em menos de 15 segundos, ficar até uma hora e meia amarrado numa cápsula com a escotilha fechada e suportar até 5,5 G de força (constante da gravitação universal) durante a descida (para e ter ideia,  pilotos de caças supersônicos são capazes de aguentar uma aceleração de 9 G).

A Blue Origin foi fundada há 21 anos pelo bilionário da Amazon e pessoa mais rica do mundo, Jeff Bezos. A New Shepard é uma espaçonave totalmente autônoma que pode transportar até seis pessoas. Foram feitas mais de uma dúzia de voos de teste automatizados com a cabine vazia nas instalações da Blue Origin no Texas — e quase todos ocorreram conforme o esperado.

O New Shepard é formado por duas peças reutilizáveis ??— uma pequena cápsula com janelas retangulares escancaradas e foguete impulsionador de 18 metros de altura que explode a cápsula em até três vezes a velocidade do som quando ela se projeta em direção ao espaço sideral.

A cápsula foi projetada justamente para se desprender do foguete assim que ele atingir o pico, em torno de 100 km da Terra. Ela ficará alguns minutos suspensa, antes de saltar de paraquedas de volta à Terra. Ao todo, os futuros passageiros passarão um total de 10 minutos no ar.

Enquanto isso, o concorrente direto da Blue Origin, a Virgin Galactic — empresa de turismo espacial suborbital fundada pelo bilionário britânico Richard Branson em 2004 — há muito vem ensaiando vender ingressos como pré-venda.

A empresa tem uma carteira de pedidos de mais de 600 pessoas que pretendem desembolsar entre US$ 200 mil e US$ 250 mil cada uma para viajar ao espaço. A Virgin Galactic conduziu duas vezes voos de teste para o espaço e, após muitos atrasos, a empresa agora afirma que tem apenas alguns voos de teste para realizar antes de voar levando clientes pagantes a bordo.

A Blue Origin batizou sua espaçonave em homenagem a Alan Shepard, que se tornou o primeiro americano a viajar ao espaço há 60 anos. "Nas décadas seguintes, menos de 600 astronautas estiveram no espaço acima da Linha Kármán, onde é possível ver a Terra sem fronteiras e o limbo de nossa atmosfera. Todos dizem que essa experiência os muda", disse a empresa em um e-mail anunciando seu leilão. A Linha Kármán é a altitude considerada internacionalmente a fronteira do espaço, em torno de 100 km.

Depois de um "programa de voo meticuloso e incremental de testes, é hora dos astronautas subirem a bordo" [do New Shepard], disse a empresa no e-mail.

(Texto traduzido. Para ler o original, clique aqui.)